LABOMAR: Pesquisadores do Brasil, Itália e Portugal se reúnem para discutir futuro das florestas marinhas

A Universidade Federal do Ceará, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Salento (Itália), em cooperação com a Universidade do Algarve (Portugal), reúnem pesquisadores e professores para discutir o tema “Marine forests sustainability drivers and threats (que em português ganhou o título “Florestas marinhas: desafios e perspectivas para sustentabilidade”) na 4th Fortaleza’s Austral Spring School (4ª Escola da Primavera Austral de Fortaleza) e na 2nd Floripa Spring Eco-School in Sustainability (2ª Floripa Primavera Eco-Escola em Sustentabilidade).

Os eventos, simultâneos, ocorrerão de 13 a 15 deste mês, de modo remoto, com transmissão aberta pelo canal do YouTube do programa parceiro Ecoando Sustentabilidade. Na UFC, a organização está a cargo do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), a ele vinculado. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas on-line. A organização esclarece que para os que desejarem certificado de participação é preciso se inscrever e acessar o canal através da plataforma oficial. Importante: o inglês é o idioma oficial de toda a programação.

Imagem: A programação, de 13 a 15 deste mês, ocorrerá de modo remoto e o idioma oficial será o inglês (Imagem: Divulgação)

A palestra de abertura, na próxima segunda-feira (13) – a ser transmitida às 10h (horário de Brasília) – tem como tema “Marine forest in a post-pandemic world (challenges to conservation and restoration)”, intitulada em português “Floresta marinha em um mundo pós-pandêmico (desafios para conservação e restauração)”. O palestrante é o Prof. Sergio Rossi, da Universidade de Salento e do PPGCMT do LABOMAR.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Barcelona (Espanha) e doutor em Biologia pela mesma universidade, na UFC ele coordena uma equipe de pesquisa especializada em recursos naturais marinhos e oceanografia biológica. Os tópicos de sua pesquisa incluem indicadores de mudança global de estresse em populações bentônicas [organismos que vivem no fundo dos mares] costeiras, distribuição de invertebrados marinhos, ecologia e fisiologia, processos de acoplamento bentônico-pelágico e conservação e restauração da vida selvagem marinha (aumento do carbono azul).

A diretora do LABOMAR, Profª Oziléa Menezes, destaca que “a programação científica foi preparada com muito esmero pela comissão organizadora, colocando à disposição o mais alto nível de conhecimento aos participantes”. Para ela, essa conjunção de esforços, que envolve universidades públicas brasileiras, representa “um momento adequado para ratificar o importante papel de superação das universidades públicas federais das nefastas consequências desta pandemia de covid-19. As universidades, por natureza, são as fiéis depositárias e transmissoras do conhecimento que promoverá a regeneração. A adaptação a que fomos compelidos renovou a possibilidade de nos conectarmos por via digital e fortalecer as redes de parceria”.

DÉCADA DOS OCEANOS – A 4th Fortaleza’s Austral Spring School e a 2nd Floripa Spring Eco-School in Sustainability estão em sintonia com a Década dos Oceanos e Década da Restauração do Ecossistema (2021-2030), definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), como parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que ela estabeleceu em 2015. Em um mundo com o meio ambiente em desequilíbrio há, portanto, muito a ser feito pela preservação da vida no planeta. No programa, os estudiosos abordarão as florestas marinhas, consideradas o mais amplo conjunto de ecossistemas, assim como suas interações entre diferentes paisagens, usos e costumes.

Os organizadores detalham que serão discutidos padrões de biodiversidade, direcionamentos ecoevolucionários e tendências futuras, dando suporte à aplicação dos ODS e à gestão sustentável de diferentes bens e serviços das florestas marinhas. Após cada turno de palestras, uma mesa-redonda permitirá a troca ativa de ideias, opiniões e perspectivas, trazendo alunos e pesquisadores para o centro da discussão e desenvolvimento de soluções palpáveis para os principais problemas elencados durante as apresentações.

A programação completa, bem como detalhes sobre todos os palestrantes podem ser conferidos no site do evento

Fontes: Instituto de Ciências do Mar – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.