UFC e Instituto Myra Eliane anunciam premiação de concurso de monografias e nova pesquisa genômica

A administração da Universidade Federal do Ceará e representantes da entidade educacional sem fins lucrativos Instituto Myra Eliane reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (9), para tratar da premiação do Concurso de Monografias Pequena História do Ceará – Uma Releitura da Obra de Raimundo Girão, promovido pelas duas organizações, e da continuidade da pesquisa genômica "GPS-DNA Origins Ceará". Esta última contará agora com uma nova etapa, conduzida em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Faculdade de Medicina.

Imagem: A reunião pautou concurso de monografias e continuidade de pesquisas genômicas sobre o DNA cearense; Da esquerda para a direita: Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; Prof. Luís-Sérgio Santos, docente do Curso de Jornalismo da UFC e assessor do Instituto Myra Eliane; Igor Queiroz, presidente do Instituto Myra Eliane; Nayanne Vitoriano, secretária do Instituto Myra Eliane; Profª Raquel Montenegro, docente da Faculdade de Medicina; e Prof. Cândido Albuquerque, reitor. (Foto: Viktor Braga)

Participaram do encontro o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz; o professor do Curso de Jornalismo da UFC, Luís-Sérgio Santos; Nayanne Vitoriano, também do Instituto Myra Eliane; a docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e coordenadora do Laboratório de Farmacogenética do NPDM, Profª Raquel Montenegro, e o pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Odair Pastor.

O Concurso de Monografias Pequena História do Ceará homenageia o legado do advogado, historiador, escritor e político brasileiro Raimundo Girão e realizou em 2020 sua segunda edição. Em razão da pandemia do coronavírus, a solenidade de premiação dos vencedores foi adiada e deverá acontecer em 19 de outubro deste ano, na Reitoria da UFC, com a presença dos contemplados, de suas famílias, da comissão julgadora e de representantes das duas instituições promotoras.

O primeiro lugar do concurso ficou com a aluna Adriana Carolina Leão Carpi, da Universidade Estácio de Sá (São Paulo), inscrita com o ensaio Raimundo Girão: fonte e inspiração para uma história ambiental do Siará. Mariana Antônia Santiago Carvalho, da UFC, classificou-se em segundo lugar com a monografia Pequena-grande história do Ceará: uma ode à historiografia cearense por meio da caneta de Raimundo Girão.

Já a terceira colocação foi para o estudante do Centro Universitário Internacional (Ceará) Floriano Benevides de Magalhães Neto, autor de Ensaio sobre a colonização, religiosidade e formação econômica do Ceará pela abordagem de Raimundo Girão.

ORIGENS DO DNA CEARENSE – A segunda pauta da reunião foi o convênio entre a UFC, o Instituto Myra Eliane e o professor associado de bioinformática Eran Elhaik, da Universidade de Lund, na Suécia. Com formalização prevista para ocorrer em breve, a parceria dará prosseguimento à pesquisa "GPS-DNA Origins Ceará", com coleta local de amostras conduzida pela Faculdade de Medicina, por intermédio do NPDM. "A Universidade está se apropriando, colocando agora os seus termos. É aí que deixa de ser um projeto de pesquisa do Prof. Elhaik para ser um projeto abraçado pela UFC", sintetizou Igor Queiroz, empresário e presidente do Instituto Myra Eliane.

Entendimento semelhante possui a Profª Raquel Montenegro, que definiu o estágio atual do estudo como "um novo momento". "O documento inicial que baliza o projeto foi formatado pelo Prof. Elhaik antes dessa aproximação com a Universidade. Temos no NPDM pesquisadores, como o Prof. Odorico de Moraes, com bastante conhecimento das questões de nossa diversidade populacional, então isso torna possível definir com propriedade quais serão a natureza da amostra e os pontos de coleta", afirmou.

Ela explicou que equipes da UFC estarão envolvidas nas etapas de coleta e processamento de amostras em um laboratório internacional ainda a ser definido, e haveria ainda desdobramentos como a transferência de tecnologia e a oferta de cursos a distância na área de bioinformática para alunos de graduação e pós-graduação da Instituição.

O Prof. Cândido Albuquerque defendeu o protagonismo da UFC em cada uma das etapas do projeto, para que todos os passos possam ser dados com solidez. "Toda pesquisa é como um organismo, que precisa ter um 'esqueleto' para se sustentar. Por isso é importante ter uma projeção de quanto custará fazer a coleta, remeter as amostras e levar os representantes de nossa equipe ao laboratório onde isso tudo será processado. E prosseguir, levando em consideração o tempo, os equipamentos que seria interessante para a UFC adquirir, claro que tudo sempre com a orientação do Prof. Elhaik. Será um investimento que ficará para a Universidade", vislumbrou o reitor.

De acordo com o Prof. Glauco Lobo, o encontro desta manhã foi importante para preparar o terreno e alinhar a proposta inicial do Prof. Elhaik aos interesses institucionais e de pesquisa da UFC. "Com a formalização da parceria, terá que haver certas reacomodações. A iniciativa seguirá sob coordenação do professor insraelense, mas teremos pesquisadores nossos envolvidos na coleta, na viabilização da análise, em atividades de formação, e tudo isso terá que ser bem planejado e ter os custos projetados", disse o vice-reitor, também docente da Faculdade de Medicina.

O encaminhamento seguinte será uma reunião de trabalho entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (PRPPG), o NPDM e o Instituto Myra Eliane para a redação do texto do convênio, prevista para a tarde de terça-feira (14), também na Reitoria. A expectativa é de que o projeto tripartite resulte em três artigos acadêmicos publicados em periódicos científicos internacionais, dentre eles a revista Nature.