ABRAÇO À VIDA: Programa de Apoio à Vida promove atividades em alusão ao Setembro Amarelo

O Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), iniciativa de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará voltada à prevenção do suicídio, promoveu, na tarde dessa quinta-feira (9), um abraço simbólico ao Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A ação, intitulada “Abraço à vida”, faz parte dos eventos do programa em alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Também estão previstos um abraço simbólico à Reitoria da UFC, nesta sexta-feira (10), e uma caminhada na Avenida Beira-Mar, no domingo (12).

Imagem: membros do PRAVIDA em abraçam simbolicamente o Hospital Universitário da UFC

O Prof. Fábio Gomes de Matos, professor da Faculdade de Medicina, psiquiatra do HUWC e orientador do PRAVIDA, explica que o abraço ao Hospital Universitário simboliza um reconhecimento ao local onde as ações do programa são realizadas desde 2014. Já o abraço à Reitoria, às 16h desta sexta (10), representa um enlace a toda a Universidade, à qual o PRAVIDA é vinculado, como parte da Pró-Reitoria de Extensão. Participam do gesto coordenadores, professores, estudantes e profissionais voluntários que fazem parte do PRAVIDA.

No domingo (12), às 16h, será realizada a tradicional “caminhada pela vida”, na Avenida Beira-Mar. O ponto de encontro será em frente ao Ideal Clube. O evento é aberto ao público e a organização convida os participantes a usarem roupas amarelas.

Assista à reportagem da UFCTV:

PROGRAMA – O PRAVIDA surgiu no intuito de prestar um serviço de assistência terapêutica e prevenção a pessoas que tentam suicídio no Estado do Ceará. É vinculado ao Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC. As ações de extensão do programa ocorrem no Serviço de Psiquiatria do HUWC, às quintas-feiras, durante a tarde. O Programa atua de forma ininterrupta desde 2004, formado por acadêmicos de Medicina, Psicologia e Serviço Social da Universidade, sob a orientação do Prof. Fábio Gomes de Matos.

Os atendimentos são feitos pela equipe interdisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social e enfermeiro. Por três meses, os pacientes recebem acompanhamento para que mudem da faixa de alto risco para a de baixo risco. Em seguida, são encaminhados para tratamento em outras unidades da rede pública de saúde.

Imagem: Membros do PRAVIDA

A Profª Ivoneide Veríssimo, que também atua como enfermeira no PRAVIDA, destaca que “até 2019 foram contabilizados mais de 2.500 pacientes atendidos, e nenhum deles chegou a cometer suicídio enquanto era atendido pelo Programa”. Ela explica que o objetivo do Setembro Amarelo é sensibilizar as pessoas quanto à prevenção do suicídio, mas que o PRAVIDA visa a esse objetivo em todos os meses. “Nós trabalhamos o ano todo para que as pessoas vivam bem”.

ATENDIMENTO – Os pacientes do PRAVIDA são encaminhados pelos postos de saúde, hospitais e Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS). Os atendimentos acontecem por agendamento, sempre às quintas-feiras, durante a tarde, no Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (rua Pastor Samuel Munguba, 1290, Rodolfo Teófilo). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3366 8149 e 98400 5672, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo perfil do Programa no Instagram.

Fonte: Programa de Apoio à Vida da UFC – fones: (85) 3366 8149 e 98400 5672