Agência UFC: Estudo aponta qualidade do sono prejudicada entre fisioterapeutas durante pandemia

Uma das consequências da pandemia de covid-19 tem sido um maior desgaste mental na população, seja pelo medo de contrair a doença e pela preocupação com entes queridos, seja pelas medidas de isolamento necessárias. Entre os profissionais de saúde, sobretudo os que trabalham na linha de frente de combate à pandemia, essas consequências se tornam ainda mais evidentes.

Essenciais na recuperação de pacientes acometidos pelo vírus, que pode deixar sequelas físicas, os profissionais de fisioterapia estão entre os grupos que podem sofrer com esse desgaste mental, como constata pesquisa orientada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da Universidade Federal do Ceará.

Imagem: Médica sentada na mesa com mão na testa, demonstrando cansaço

O estudo avalia a qualidade do sono dos fisioterapeutas no cenário pandêmico e a prevalência de sintomas de ansiedade e estresse. A constatação foi de alta ocorrência de comprometimento da qualidade do sono, percebida em 86% dos profissionais entrevistados.

Na comparação com profissionais da linha de frente, viu-se que estes apresentavam maior deficiência na qualidade, na duração e na eficiência do sono, além de usarem medicamentos para dormir com maior frequência. Outra constatação para esse grupo foi uma maior prevalência de sintomas como ansiedade e estresse.

Os detalhes completos do estudo estão disponíveis em matéria no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Rafael Mesquita, do Departamento de Fisioterapia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.