Procurar no portal

Professora da UFC representa Brasil em evento científico do BRICS; fórum segue até quinta-feira (16)

A docente Fernanda Leite Lobo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da Universidade Federal do Ceará, é uma das brasileiras a representar o País no 6º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS (BRICS YSF, na sigla em inglês). O evento, realizado de forma on-line devido à pandemia de covid-19, teve início nessa segunda-feira (13) e segue até quinta-feira (16) com pesquisadores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O BRICS YSF ocorre desde 2016 com o objetivo de fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação especialmente entre jovens cientistas dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), estimulando a formação de redes entre os participantes do bloco. Neste ano, as discussões se concentram em áreas como saúde, soluções para energia e sistemas ciberfísicos e suas aplicações.

Imagem: foto de uma mulher branca de óculos de grau e cabelos lisos na cor castanho escuro

A Profª Fernanda Lobo foi selecionada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) na área de soluções energéticas. Ela apresentará, na quinta-feira (16), uma pesquisa sobre a produção de energia utilizando o esgoto com células combustíveis microbianas.

Trata-se de um estudo internacional desenvolvido pela UFC em parceria com as as universidades norte-americanas Princeton e Columbia e com o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos. Em testes laboratoriais, os pesquisadores conseguiram produzir hidrogênio (renovável e não poluente) a partir do esgoto. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser conferidos em reportagem publicada na Agência UFC.

A participação da Universidade no evento reforça o avanço da internacionalização da Instituição, principalmente em áreas como pesquisa e inovação. Para a Profª Fernanda Lobo, o Fórum de Jovens Cientistas do BRICS será uma “grande oportunidade para mostrar a ciência do Brasil e da UFC”.

“O evento deve ser muito enriquecedor para discussão de temas mundiais importantes e para potenciais colaborações entre jovens cientistas do BRICS. Temos problemas mundiais pulsantes que precisam de esforço mútuo dos países para serem solucionados. A ciência é definitivamente o melhor caminho”, defende.

Além da docente da UFC, a delegação brasileira é formada por mais 14 pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Santa Maria (UFSM), Uberlândia (UFU), Santa Catarina (UFSC), São Carlos (UFSCar), Sergipe (UFS), Rio de Janeiro (UFRJ) e Rio Grande do Sul (UFRGS). Outros quatro brasileiros integram o grupo como concorrentes ao Prêmio BRICS Jovem Inovador.

Fonte: Profª Fernanda Lobo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300