Agência UFC: Slow fashion se expande na pandemia; pesquisa traça perfil dos consumidores no CE

O tabloide britânico The Sun publicou, no mês de agosto, matéria sobre a influenciadora digital australiana Mikaela Testa, a qual revelou que gastava com roupas o equivalente a R$ 19 mil a cada semana, porque não gostava de repetir o visual. A notícia circulou através dos continentes, levantando discussões sobre práticas nocivas de consumo.

Em um movimento contrário, expande-se no Brasil e no exterior o chamado slow fashion, que defende a sustentabilidade no mundo da moda. No Ceará, novas marcas focadas nesse conceito vêm sendo criadas, e um estudo desenvolvido na Universidade Federal do Ceará acaba de delinear o perfil dos consumidores desses produtos no Estado.

Imagem: Cabides com roupas

A "moda lenta", mais conhecida por aqui através do termo em inglês, surgiu como uma resposta ao chamado fast fashion, que comanda a indústria da moda por meio de um modelo de respostas rápidas às tendências, estimulando a criação de novos desejos por produtos que rapidamente se tornam obsoletos. Em oposição, o slow fashion aposta em roupas de fabricação local, muitas vezes buscando uma valorização do artesanato do lugar, caracterizadas por sua alta durabilidade e originadas de materiais sustentáveis.

A pesquisa desenvolvida na UFC se debruçou sobre os consumidores desse tipo de moda no Ceará e identificou a funcionalidade das peças como uma das características mais buscadas por eles. Ou seja, os compradores cearenses de slow fashion dão preferência a roupas versáteis, de alta durabilidade e que vão além das tendências da moda, durando por várias temporadas.

Destaque desta semana na Agência UFC, a matéria apresenta outros achados do estudo, o qual traz informações que podem ser utilizadas pelo mercado local para melhor direcionar a produção de suas peças e suas campanhas de marketing.

Fontes: Érica Sobreira ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Clayton Silva ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Cláudia Buhamra ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.