Com atividades on-line até quinta-feira (23), começa a 19ª Semana do Meio Ambiente da UFC

A mesa de abertura da 19ª Semana do Meio Ambiente da UFC foi realizada na manhã desta terça-feira (21) e a programação segue até quinta-feira (23), com palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e apresentação de trabalhos. Neste ano, o foco do evento é a gestão de resíduos, sendo realizado em formato 100% virtual.

O reitor Cândido Albuquerque afirmou na abertura que é preciso ter "um cuidado especial com a natureza" e enalteceu o fato de as novas gerações já terem uma consciência ambiental mais difundida. Ele defendeu ainda a realização de ações educativas para que todos entendam o seu papel na preservação do meio ambiente.

Imagem: No Campus do Pici e demais campi da capital e interior, a UFC realiza diversas ações de cuidado com o meio ambiente (Foto: Ribamar Neto)

Em relação à UFC, Cândido Albuquerque avaliou que a "Universidade deve e precisa ser uma referência" e parabenizou o trabalho desenvolvido na área pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA).

Para o superintendente da UFC Infra, Eduardo Palheta, a administração superior tem dado um apoio importante nas ações de responsabilidade ambiental da Instituição. "Está sendo uma gestão diferenciada e com olhar para a questão da sustentabilidade", disse.

A titular da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, Raquel Dantas do Amaral, apresentou ações nessa área desenvolvidas na UFC, como: gestão da biodiversidade, educação socioambiental, controle de pragas urbanas, acompanhamento de indicadores de sustentabilidade, gestão de resíduos comuns e recicláveis e gestão de materiais perigosos.

Imagem: Na abertura da Semana, o reitor Cândido Albuquerque afirmou que a “Universidade deve e precisa ser uma referência” na área do meio ambiente (Foto: UFC Informa)

Como exemplo na gestão de resíduos, ela citou o uso dos restos oriundos da varrição para reaproveitamento como adubo vegetal e como material de compostagem no Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes. Raquel Dantas informou ainda que a UFC tem feito um trabalho, em cumprimento ao Decreto nº 5.940/2006, de encaminhamento de material reciclável coletado na Instituição para associações ou cooperativas de catadores. Em 2019, foi estimado que o material repassado equivaleria a R$ 20 mil.

Mais informações sobre a 19ª Semana de Meio Ambiente da UFC no site da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental.