Plataforma SOLAR, ambiente virtual de aprendizagem da UFC, ganha novas funcionalidades

Se atividades virtuais já estavam no cerne dos cursos do ensino a distância, com a pandemia elas foram um recurso valioso, garantindo a realização de aulas e eventos diversos, também, nos cursos presenciais da Universidade Federal do Ceará. E uma ótima notícia para professores e alunos é que, neste mês, a plataforma SOLAR, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UFC, ganhou novas funcionalidades para melhorar a segurança e o desempenho em aulas, webconferências, avaliações e outras ações.

O Prof. Gabriel Antoine Louis Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual, diz que o SOLAR é o único ambiente virtual de aprendizagem no Brasil que já está agregado ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o que considera uma grande vantagem para a UFC. Segundo o diretor, o instituto sempre busca melhorar as funcionalidades do SOLAR, "a partir de sugestões de usuários e das próprias constatações da equipe de suporte", diz.

Imagem: A plataforma SOLAR passou a ter novas funcionalidades e diversas melhorias de performance, escalabilidade e segurança (Imagem: Divulgação)

Com a pandemia, o diretor comenta que a equipe do UFC Virtual precisou fazer "diversos ajustes para adequar o ambiente ao ensino remoto para os cursos presenciais, implementando recursos como avaliações remotas, além de manter o SOLAR operacional para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) [com a qual a UFC mantém parceria], que também ficou 100% ensino a distância". Ele anuncia que "em breve o Instituto Virtual disponibilizará também uma plataforma (MOOC) para toda a UFC [a ser utilizada] em cursos de formação em diversas áreas."

MELHORIAS – O Prof. Paulo de Tarso Pequeno, chefe do Setor de Tecnologias Digitais (STD) do UFC Virtual, explica que eles utilizam atualmente, integrado ao AVA SOLAR, o BigBlueButton, um sistema de webconferência de código aberto para aprendizagem on-line. "Sempre estamos contribuindo e testando novos recursos que a comunidade desenvolve para implementar em nossa infraestrutura. A nova versão – 2.3.14 – foi totalmente traduzida por nós, e pedidos de novas funcionalidades e identificação de bugs são compartilhados com a comunidade open source [de software livre] da ferramenta." A nova versão, garante ele, "traz novas funcionalidades e diversas melhorias de performance, escalabilidade e segurança".

Agora o docente tem mais recursos para auxiliá-lo durante as aulas, e os alunos também ganharão tempo e mais opções na utilização da plataforma. Ele pontua os diversos benefícios trazidos com as novas funcionalidades:

– O professor tem como saber se sua conexão de Internet ou a de seus alunos está ruim. Isso é importante, pois com essa nova funcionalidade ele saberá se uma falha é pontual (um único aluno, por exemplo) ou geral.

– O docente pode fazer um sorteio aleatório entre os alunos para uma arguição, por exemplo; o próprio ambiente faz esse sorteio com um simples clique do mouse;

– Melhorias com o compartilhamento de tela e slides: agora nossos slides são convertidos em segundo plano; antes o docente tinha que ficar esperando o arquivo concluir a conversão para poder interagir no ambiente.

– A escolha entre os slides já carregados agora é realizada no próprio ambiente, sem abrir uma nova janela como era antes.

– A câmera agora pode ser movida de lugar na tela, isso permite que cada usuário personalize como gosta a exibição dos slides.

– Quando o docente usa a funcionalidade de compartilhar a tela através do Chrome e escolhe compartilhar uma guia do Chrome, agora pode incluir o áudio dessa guia. Os usuários que visualizam o compartilhamento de tela poderão ouvir qualquer áudio transmitido a partir dessa guia.

– Processamento mais rápido das gravações e downloads. Agora o aluno poderá assistir e baixar as aulas gravadas pouco tempo após o término.

– Novo player para as gravações foi refeito com foco na busca por textos dentro dos slides (o BigBlueButton extrai o texto de cada slide), busca por miniaturas (thumbnails) e possibilidade de alterar a velocidade de reprodução.

– Com a melhora na performance, conseguiremos atender a mais alunos simultaneamente com os mesmos recursos disponíveis. Anteriormente, cada servidor BigBlueButton suportava 130 alunos simultâneos, agora suporta mais de 200. Com uma nova estrutura de balanceamento de carga já implementada, podemos ampliar nossa capacidade máxima de forma ágil, tornando nossa infraestrutura facilmente escalável. Atualmente, com 20 servidores BigBlueButton disponíveis, nossa capacidade foi ampliada para aproximadamente 4 mil alunos ao mesmo tempo e, em menos de meia hora, essa capacidade pode ser ampliada para 6 mil alunos. Estamos preparados para atender o que for demandado pela UFC.

– A nova estrutura também permite atualizações constantes. Novas funcionalidades e melhorias serão implementadas com maior agilidade.

Mais informações podem ser acessadas no site do Instituto UFC Virtual.

Fontes: Prof. Gabriel Antoine Louis Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Paulo de Tarso Pequeno, chefe do Setor de Tecnologias Digitais do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.