Procurar no portal

On-line, II Semana Pedagógica da UFC teve cerca de 4 mil participantes e balanço positivo

Com o tema "Acolhida e apoio para o semestre 2021.2", a segunda edição da Semana Pedagógica (II SEMPED) da Universidade Federal do Ceará, em formato on-line, termina nesta sexta-feira (1º). A solenidade de encerramento, às 14h, tem transmissão pelo canal do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) no YouTube

Realizada numa parceria entre o PAAP, da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a II SEMPED teve como propósitos discutir o acolhimento da comunidade universitária, apoiar projetos e acompanhar as atividades acadêmicas no novo semestre. Na avaliação da Profª Mazzé Santos, coordenadora do PAAP, os objetivos da semana foram alcançados, especialmente, pelo que se pode constatar nas enquetes realizadas durante as atividades, na presença ao vivo e também na forma assíncrona.

Imagem: ilustração com livros e pessoas

Ela revela que "pode-se afirmar que participaram de forma síncrona e assíncrona aproximadamente 4 mil pessoas, entre técnicos, professores e estudantes da UFC. O formato on-line, e portanto a possibilidade também de assistir de forma assíncrona, contribui para integrar e aumentar o público todos os dias".

Acrescenta que a II SEMPED, "sendo uma ação prioritária no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022, da UFC, foi realizada de forma pioneira em nossa gestão e, dada a adesão da comunidade acadêmica da UFC, esse evento se consagra como semestral, visando sempre ao acolhimento, apoio e acompanhamento, integração, articulação e inovação das boas práticas acadêmicas".

A coordenadora faz questão de destacar a presença dos campi da UFC no Interior e, em especial, a participação da primeira turma do Campus de Itapajé – Jardins de Anita, que iniciou suas atividades oficialmente na última terça-feira (28). A Profª Mazzé ressalta a participação e o apoio da pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, do diretor da EIDEIA, Prof. João César Moura Mota, da Reitoria, bem como de outros setores da UFC que contribuíram para o êxito da semana.

PERSPECTIVAS – Com o sucesso dessa semana, a perspectiva da coordenadora do PAAP é que "as SEMPEDs se consolidem como espaço de formação e divulgação das inovações das boas práticas acadêmicas". As próximas levarão em conta "novas demandas apresentadas pela comunidade durante o debate nas atividades on-line". A intenção é "trazer cada vez mais a comunidade acadêmica para colaborar com temas e também com as próprias atividades, pois as SEMPEDs são para a comunidade e com a comunidade. Estamos fazendo pesquisas em âmbito nacional e internacional para termos sempre debates atuais e inovadores", conclui.

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300