Solenidade na Reitoria marca 2000° transplante de fígado do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH

A equipe multidisciplinar de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), chegou à marca de 2.000 transplantes realizados. Para celebrar este feito, uma solenidade foi realizada na quinta-feira (30), no auditório da Reitoria, como encerramento do Setembro Verde, mês de sensibilização para a doação de órgãos.

Imagem: Equipe multidisciplinar de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Estiveram presentes o reitor e o vice-reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque e Prof. Glauco Lobo, respectivamente; o superintendente do Complexo, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior; o chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC e presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Prof. Huygens Garcia, além de autoridades, membros da equipe de profissionais de saúde e de pacientes transplantados. Na ocasião, os pioneiros nos transplantes de pâncreas/rins, fígado, coração, medula óssea e pulmão no Estado do Ceará foram homenageados.

Abrindo o evento, Huygens Garcia fez um resgate histórico remontando a 18 de maio de 2002, quando o primeiro transplante de fígado foi realizado no Ceará, no HUWC. Relatou as "dificuldades e conquistas ao longo dos anos da equipe que trabalha diuturnamente, salvando vidas e devolvendo ao convívio familiar e social os pacientes transplantados". Aproveitou para fazer um apelo à sociedade pela doação de órgãos. “Que no momento do luto, as famílias consigam dizer sim à doação”, disse. Para isso, explicou, é importante que todos manifestem aos parentes seu desejo de ser doador.

Assista à matéria da UFCTV sobre a solenidade:

Em sua fala, o Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior ressaltou a visão do Complexo Hospitalar da UFC, de “ser a maior sala de aula do Norte e Nordeste”. Em 2012, o Hospital Universitário abriu o programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, na área de concentração de transplantes. Desde então, 86 residentes de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social já foram formados nessa área.

Atualmente, outros 25 estão em formação. Em 2013, no ano em que o HUWC alcançava o posto de maior transplantador de fígado da América Latina, inaugurou na residência médica seus programas de transplante. Hoje, tem os programas de residência em transplante renal, criado em 2013; de medula óssea, em 2015, e de fígado, criado em 2017; neles já foram formados sete residentes e há uma em formação.

Imagem: A solenidade ocorreu no auditório da Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Carlos Augusto manifestou seu orgulho de contar no quadro funcional com profissionais como o Prof. Huygens Garcia, em nome do qual estendeu os agradecimentos e admiração a todos os profissionais que ao longo dos anos têm feito do HUWC referência internacional no transplante hepático, bem como de outros órgãos. “Seja no ambulatório ou no centro cirúrgico, é na prática e no exemplo que eles dão sua maior lição de ensino e sua maior contribuição à saúde pública”, disse.

Na avaliação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, chegar a esta marca mostra a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade, além de ser motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. “E esse é o papel da Universidade, estar integrada à sociedade da qual ela faz parte”, ressaltou. Ele destacou ainda outras conquistas da Instituição, como o desenvolvimento do capacete Elmo, importante ferramenta no tratamento de casos graves de covid-19 durante a pandemia.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, ressaltou ser “um marco histórico na Universidade”. Ele lembrou que esse trabalho começou quando foi iniciado o transplante renal – levando, depois, ao desenvolvimento das outras modalidades de transplante. “[A conquista de hoje] consolida o trabalho feito ao longo de 40 anos”, afirmou, enaltecendo a atuação de toda a equipe da área de transplantes do HUWC.

NOITE DE HOMENAGENS – Um dos pontos altos do evento comemorativo foi o reconhecimento ao legado dos pioneiros dos transplantes de órgãos no Ceará. Foram agraciados com placas de homenagem, recebidas das mãos do reitor Cândido Albuquerque: Prof. Antônio Lacerda Machado e Prof. Roberto Barreto Marques, responsáveis pelo primeiro transplante renal das regiões Norte e Nordeste do Brasil, no Hospital Universitário Walter Cantídio, em setembro de 1977; Prof. José Glauco Lobo Filho, atual vice-reitor da UFC, responsável pelo primeiro transplante cardíaco do Estado do Ceará, no Hospital Antônio Prudente, em fevereiro de 1993.

Imagem: Vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, recebe placa de homenagem pelo primeiro transplante cardíaco do Estado (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Também foram agraciados: Dr. Ronaldo de Matos Esmeraldo, responsável pelo primeiro transplante de pâncreas e rim do estado do Ceará, no Hospital Geral de Fortaleza, em dezembro de 2009; Prof. José Huygens Parente Garcia, responśavel pelo primeiro transplante hepático do Estado do Ceará, no Hospital Universitário Walter Cantídio, em maio de 2002; Prof. Fernando Duarte Barroso, responsável pelo primeiro transplante de medula óssea do Estado do Ceará, no Hospital Universitário Walter Cantídio, em setembro de 2008; e Prof. Antero Gomes Neto, responsável pelo primeiro transplante de pulmão do estado do Ceará, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em junho de 2011.

Fontes: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.