Estudantes da UFC são aprovados para fase nacional de competição da Huawei, em novembro

Três estudantes da Universidade Federal do Ceará foram selecionados para a etapa nacional da sexta edição da Huawei ICT Competition Brasil, competição de intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de fornecer aos participantes uma plataforma de estudo e troca de ideias. A final ocorrerá de 10 a 12 de novembro, em São Paulo.

A equipe é formada pelos estudantes David Nascimento, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús; Erick Silva, da Engenharia da Computação do Campus de Quixadá; e Raíssa Ellen de Sousa, da Engenharia de Computação do Campus de Sobral.

Imagem: A Huawei ICT Competition Brasil promove intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (Imagem: Divulgação)

Os estudantes foram selecionados na fase preliminar, ocorrida em setembro, quando houve a escolha dos três participantes com as melhores notas para representar a Universidade na etapa nacional. Agora, eles irão competir com equipes de outras cinco instituições. Se vencerem, além de receberem a premiação, irão concorrer na fase regional da América Latina, prevista para 2022.

David Nascimento explica que a equipe irá concorrer na etapa nacional na categoria Nuvem, com avaliações teóricas e práticas sobre o desenvolvimento em nuvem. Os estudantes estão sendo acompanhados pelo Prof. Marciel Barros Pereira, do Campus da UFC em Crateús.

De acordo com o Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação da UFC em Sobral, desde o ano passado, UFC e Huawei são instituições parceiras no programa de treinamento ICT Academy em áreas como inteligência artificial, 5G e computação em nuvem.

As instituições também atuam juntas na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) envolvendo laboratórios como o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), em Fortaleza; o Núcleo de Sistemas de Computação (NUCLIC), de Sobral; e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (ENGINELAB), de Crateús.

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site oficial da Huawei ICT Competition.

Fonte: Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.