Iniciativa do Campus de Sobral realiza debates on-line sobre ciência em linguagem acessível

Promover debates sobre ciência para a comunidade em uma linguagem acessível é a proposta do Papo de Boteco, iniciativa que contará com a participação de pesquisadores convidados em um debate on-line. A próxima edição será realizada no dia 9 de novembro e terá como tema "Aquecimento global e mudanças climáticas". Uma realização dos projetos de extensão Polifonias e Erga – Laboratório de Estudos do Trabalho, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, os encontros versarão sobre questões sociais da atualidade.

Imagem: ilustração com pessoas conversando on-line

Segundo os organizadores, o objetivo é que sejam envolvidos no diálogo participantes dos mais diversos perfis sociais, faixas etárias e níveis de escolaridade. Interessados podem participar gratuitamente, através de link disponível na bio do perfil do Polifonias no Instagram. A ação é aberta ao público e contará com emissão de certificados.

Para a Profª Rita Helena Gomes, coordenadora do projeto de extensão Polifonias, a diversidade dos convidados e do público nos debates traz benefícios para todos os envolvidos. "Temos priorizado [convidar] pessoas de áreas diferentes, justamente para que elas não só possam ouvir umas às outras, mas para que a gente mostre que é possível esse diálogo. É um ensino sobre ouvir o diferente, que às vezes está do nosso lado", comenta.

A importância da divulgação científica e acesso à informação é destacada pelo Prof. Iratan Sabóia, coordenador do Erga, o qual salienta que um dos impactos buscados é aproximar a comunidade do fazer científico. "Quando entendemos que o processo de criação de conhecimento científico passa por etapas, a gente entende que não é uma mera opinião, tem embasamento e referencial para isso", defende.

CLUBE DO LIVRO – Além do Papo de Boteco, os projetos de extensão desenvolvem em conjunto o clube do livro Clubefonia, que funciona através de encontros quinzenais. Mais informações no perfil do Polifonias no Instagram.

Fonte: Profª Rita Helena Gomes, coordenadora do projeto de extensão Polifonias – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.