Únicos estrangeiros aprovados com bolsa em seleção internacional de doutorado na Itália são do Direito da UFC

Os jovens Adriana Leitão e Pedro Monteiro, alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará, foram os únicos candidatos aprovados com bolsa em uma seleção internacional da Universidade de Pisa, uma das mais tradicionais da Itália. Eles terão os estudos financiados por três anos, no Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas da instituição europeia, após terem obtido os melhores resultados no processo seletivo do qual participaram pesquisadores estrangeiros de todo o mundo.

Imagem: Os mestrandos Adriana e Pedro começam o doutorado na Itália no início de novembro

Adriana e Pedro são orientandos da Profª Tarin Mont’Alverne, do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da UFC, que os auxiliou nos preparativos para a seleção. Os dois são membros do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), coordenado por ela. Na Itália, vão desenvolver pesquisas justamente nessa área.

Adriana foi aprovada com o projeto intitulado "A poluição plástica marinha e a necessidade de governança internacional tomando como paradigma as estratégias da União Europeia". Segundo ela, trata-se de um tema em plena discussão no continente. Em 2019, o parlamento europeu aprovou restrições para o uso de plásticos descartáveis, com uma série de proibições passando a vigorar neste ano de 2021. "Não poderia haver período melhor para ir à Europa estudar esse tema, porque as coisas estão acontecendo exatamente neste momento", comemorou Adriana. O tema do projeto foi abordado em um ensaio recém publicado por ela e pela Profª Tarin no Latin American Center of European Studies.

Já Pedro irá desenvolver a pesquisa intitulada "A participação social na negociação do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia". Trata-se de um tratado de livre comércio entre os dois blocos, assinado em 2019, cujos termos ainda estão em discussão pelos países-membros. Segundo o estudante, o momento é de expectativa e muita correria antes de fechar as malas e embarcar para a Itália. "Não estamos tendo muito tempo para pensar. Tudo é muito surreal", contou Pedro.

A Profª Tarin Mont’Alverne explicou que, no direito, oportunidades como essa não são tão comuns quanto em outras áreas, o que confere ainda mais relevância à aprovação dos estudantes. Ela afirmou, ainda, que a conquista dos orientandos pode ser considerada fruto da participação da UFC no Módulo Jean Monnet, iniciativa de ensino e pesquisa que enfoca estudos sobre a União Europeia (UE) no Brasil. Em 2020, a Faculdade de Direito da UFC se tornou a primeira do Nordeste a sediar o módulo.

Adriana e Pedro deverão iniciar os estudos na Universidade de Pisa no início de novembro. Os dois estão finalizando a dissertação no Curso de Mestrado em Direito na UFC e devem defender os trabalhos na próxima semana. "Eu só vou entender o que está acontecendo quando estiver lá mesmo. A Universidade de Pisa é uma das melhores da Itália, berço de cientistas como Galileu Galilei. Então, é surreal", comemorou Pedro.

A seleção incluiu análise do projeto de pesquisa e entrevista/arguição oral. Na seleção, foram considerados classificáveis outros três estudantes estrangeiros.

Fonte: Profª Tarin Mont’Alverne, do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da UFC e coordenadora do GEDAI – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..