Assembleia Legislativa lança livro com resgate de discussões interdisciplinares da UFC

O livro Ciência, interdisciplinaridade e utopias – lições de estudos avançados foi lançado oficialmente em cerimônia virtual na tarde dessa quinta-feira (14). A obra tem como organizadores os professores da UFC César Barreira e Álvaro Madeiro Leite e apresenta os trabalhos realizados nos quatro primeiros anos de gestão do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade.

Imagem: Prof. Álvaro Madeiro Leite é um dos organizadores da obra, juntamente com o Prof. César Barreira (Imagem: reprodução da Internet)

Os capítulos abordam temas como sustentabilidade, cultura, saúde, tecnologia e meio ambiente. A publicação ocorre por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O Prof. César Barreira, ex-diretor do CEA, ressaltou as duas grandes metas do colégio: a interdisciplinaridade e a internacionalização. "[A iniciativa] sempre batalhou para quebrar os muros departamentais e os próprios muros da Universidade para que a gente pudesse abarcar grandes temas", afirmou. Ele destacou ainda a participação do CEA no Fórum Brasileiro de Institutos Avançados.

Já o Prof. Álvaro Madeiro Leite, ao lembrar o poema "No mundo há muitas armadilhas", de Ferreira Gullar, fez uma análise da atual conjuntura histórica: "O colégio surge exatamente em um momento em que é necessário afirmar a contingência do pensamento e a crença na virtude humana, de que somos capazes de alcançar concordâncias eventuais, particularmente aquelas oriundas do campo científico".

O ex-reitor da UFC Henry Campos salientou que a obra "é um presente da inteligência do Ceará e é extremamente feliz nos recortes que são feitos". Ele recordou ainda o processo de criação do colégio, com aprovação unânime pelo Conselho Universitário (CONSUNI) na época.

Imagem: Capa do livro "Ciência, interdisciplinaridade e utopias – lições de estudos avançados"

De acordo com o diretor-executivo do INESP, João Milton Cunha de Miranda, o colégio proporciona uma "integração interdisciplinar das questões fundamentais da ciência e da cultura por meio da pesquisa e produção acadêmicas". Ele analisou que a coletânea deixará um legado de alto nível, ressaltando "o vigor acadêmico da nossa Universidade Federal do Ceará".

Estiveram ainda presentes na solenidade o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, autores do livro e convidados. A íntegra da publicação pode ser baixada no site do INESP.

OBRA – O livro possui 23 capítulos, divididos em quatro partes: "A universidade como morada da ciência", "Afetos e subjetividade sob o olhar da ciência", "Marcadores temporais da vida e representações literárias" e "Desafios da ciência: por uma modernidade sustentável”.

SOBRE O CEA – O Colégio de Estudos Avançados (CEA) é um órgão da UFC, vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e tem como diretor atual o Prof. José Raimundo Carvalho. O objetivo do grupo é fomentar o desenvolvimento de atividades, programas e projetos de abrangência regional, nacional e internacional que contribuam de forma significativa para o progresso acadêmico, científico, tecnológico e cultural.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: (85) 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.