Sociedade Americana de Química elege grupo de estudantes da UFC entre os melhores do mundo

O ASC Student Chapter UFC, grupo formado por alunos do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará, foi classificado como um dos melhores capítulos estudantis da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês). O grupo é o único do Brasil entre os "excepcionais", mais alta classificação do Prêmio de Capítulos Estudantis (Student Chapter Awards) 2020-2021, da ACS.

Os capítulos estudantis da ACS são núcleos estudantis formados, principalmente, por alunos de graduação com interesse em ciências químicas. Atualmente, há cerca de 200 capítulos da ACS pelo mundo, 5 deles no Brasil. Os membros participam de programas e atividades que aprimoram suas experiências na universidade e os preparam melhor para o mercado.

Imagem: fotos de estudantes do ASC Student Chapter UFC. Entre rapazes e moças, todos usam máscaras no rosto

Anualmente a instituição internacional seleciona, entre seus capítulos estudantis associados, os que receberão reconhecimento especial com base em seus programas e atividades, conforme descrito em seus respectivos relatórios. Os prêmios são classificados como Excepcional (Outstanding), Louvável (Commendable) e Honroso (Honorable). Os capítulos que não se qualificam para esses prêmios recebem um certificado de realização por serviços meritórios. Nessa edição, foram premiados 49 capítulos excepcionais, 74 capítulos louváveis ​​e 87 capítulos com menção honrosa.

A Profª Conceição Oliveira, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e supervisora acadêmica do ACS Student Chapter UFC, explica que, atualmente, o capítulo da ACS na Universidade conta com a participação de 16 alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química e um aluno de doutorado. Entre as atividades desenvolvidas estão a "divulgação da ciência em redes sociais, colaboração na organização da Semana da Química da UFC e do projeto Química em Sintonia, além de atividades de divulgação da Química na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, situada em Pentecoste, no Ceará".

"O ACS Student Chapter UFC foi criado no início de 2020, em plena pandemia, e é o quarto do Brasil e primeiro das regiões Norte e Nordeste. Estar entre os 49 capítulos estudantis da ACS, e único do Brasil, que receberam a menção máxima representa o reconhecimento internacional de um trabalho desenvolvido com muita dedicação por um grupo de jovens estudantes que acredita na ciência", comemora a Profª Conceição Oliveira.

Fonte: Profª Conceição Oliveira, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e supervisora acadêmica do ACS Student Chapter – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.