Parceria UFC-Instituto Myra Eliane: Concurso Pequena História do Ceará premia três monografias

Quase um ano após a divulgação do resultado, a Universidade Federal do Ceará e a instituição educacional sem fins lucrativos Instituto Myra Eliane realizaram, na tarde de ontem (19), a solenidade de premiação do concurso Pequena História do Ceará – uma Releitura da Obra de Raimundo Girão. Adiada em razão das restrições trazidas pela pandemia de covid-19, a cerimônia ocorreu na sala do Conselho Universitário, na Reitoria, e obedeceu ao protocolo interno de biossegurança da UFC e às diretrizes do decreto estadual vigente.

Imagem: Da esquerda para a direita: Igor Queiroz, presidente do Instituto Myra Eliane; Mariana Antônia Santiago Carvalho, segunda colocada; Floriano Benevides de Magalhães Neto, terceiro colocado; e o Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC. Ao fundo: Adriana Carolina Leão Carpi, primeira colocada (Foto: Viktor Braga/UFC)

A ocasião marcou também o lançamento, na Universidade, do livro homônimo ao concurso, uma coedição do Instituto Myra Eliane e da UFC, organizada por José Eurípedes Maia Chaves Júnior e Luís Sérgio Santos e prefaciada por Igor Queiroz Barroso.

Dois dos três agraciados compareceram presencialmente, enquanto uma participou de maneira remota. A primeira colocada, premiada com R$ 10 mil e um iPhone, foi Adriana Carolina Leão Carpi, da Universidade Estácio de Sá (São Paulo), com o ensaio Raimundo Girão: fonte e inspiração para uma história ambiental do Siará. Residente em Ribeirão Preto (SP), a pesquisadora participou via videoconferência ao vivo.

Falando em nome dos vencedores, a historiadora disse não ter raízes cearenses, mas ter sido um grande privilégio se debruçar sobre a obra do renomado historiador cearense.

“Fiquei maravilhada ao lê-lo. Gostaria de estar junto com vocês hoje, celebrando a história do Ceará pelas mãos de Raimundo Girão, uma visão que toma outra forma e mostra um Brasil guerreiro e que se reinventa. Parabenizo ainda meus colegas Mariana e Floriano e fico grata por essa oportunidade dada a todos nós acadêmicos”, disse a vencedora do concurso.

O segundo lugar, agraciado com R$ 5 mil e um notebook, ficou com Mariana Antônia Santiago Carvalho, da UFC. Ela assina a monografia Pequena-grande história do Ceará: uma ode à historiografia cearense por meio da caneta de Raimundo Girão.

Já o terceiro colocado, que levou R$ 3 mil e um iPad, foi Floriano Benevides de Magalhães Neto, estudante do Centro Universitário Internacional (Ceará). O trabalho de sua autoria é intitulado Ensaio sobre a colonização, religiosidade e formação econômica do Ceará pela abordagem de Raimundo Girão.

Igor Queiroz, presidente do Instituto Myra Eliane, disse em sua fala ser sempre comovente estar em um ambiente cheio de significado como a Reitoria e que, mesmo com o atraso decorrente da pandemia, as incertezas enfrentadas por todo o mundo neste momento fizeram a todos "mais fortes, mais criativos e mais disruptivos".

Ele citou o próprio Raimundo Girão – "Afinal, realizei-me. Sei que não existi; vivi" – para agradecer ao trabalho dos três pesquisadores, que ajudou a manter vivas a obra e a memória do intelectual cearense. "Agradeço a acolhida da UFC e da família do historiador Raimundo Girão. Este momento fortalece a relação do instituto com a UFC, materializada neste livro, que acolhe os textos dos premiados e do Prof. Eurípedes [neto do homenageado]", afirmou.

O Prof. Cândido Albuquerque qualificou o momento como interessantíssimo e exemplificador dos frutos gerados pela parceria entre o instituto e a UFC, acrescentando ser fundamental que a sociedade saiba cultivar e homenagear os talentos do passado e do presente.

"Essa é uma representação firme de nossa cultura, de nossa força literária. O Ceará é, sem dúvida, uma referência no País e até no mundo na literatura, na medicina e no direito. Essa contribuição constitui bens imateriais que são mais valiosos que qualquer bem material. Aos premiados, tenham certeza de que vocês saíram maiores do que entraram", declarou o reitor, fazendo um adendo sobre ser um "prazer pessoal imenso" dizer que participou de uma homenagem a um dos grandes bastiões do saber cearense.

Participaram da programação o Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC; Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane; Nayane Vitoriano, representante da vice-presidente do instituto, Valéria Serpa; o Prof. Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; o Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, pró-reitor de Gestão de Pessoas; a Profª Simone da Silveira Sá Borges, pró-reitora-adjunta de Graduação; Vinícius Rocha, diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane; José Batista de Lima, escritor, professor da Universidade de Fortaleza e membro da comissão julgadora; Luis Sérgio Santos, jornalista, professor do Curso de Jornalismo da UFC, assessor do Instituto Myra Eliane e membro da comissão julgadora; e José Eurípedes Maia Chaves Júnior, médico, escritor, membro do Instituto do Ceará, neto de Raimundo Girão e membro da comissão julgadora. Também membro do corpo de jurados, o ex-reitor e presidente do Conselho Editorial da UFC, Prof. Paulo Elpídio de Menezes Neto, não pôde comparecer à solenidade por motivos de saúde.