Procurar no portal

CEA aprova plano focado em transdisciplinaridade, internacionalização competitiva e meritocracia

O Conselho Deliberativo do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará, órgão vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da UFC, aprovou na manhã desta quarta-feira (20) seu plano estratégico para o período 2021-2024. O documento bilíngue, de 30 páginas, surge para atender à necessidade de sustentação metodológica e científica ao colégio e para possibilitar a tomada de decisões com base nas melhores experiências de institutos de estudos avançados no Brasil e no exterior.

Imagem: Print da reunião virtual

De acordo com o diretor do CEA, Prof. José Raimundo Carvalho, o documento "CEA/EIDEIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2021-2024" (a ser disponibilizado em breve no site do colégio – www.cea.ufc.br) é resultado de seis meses de um esforço intelectual inédito, que teve a participação efetiva de 20 cientistas de várias áreas (ciências exatas e da terra, engenharias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e ciências da saúde), nacionais e internacionais, além de servidores e profissionais internos e externos à UFC.

Os participantes integraram o Comitê Técnico-Científico CEA/EIDEIA/UFC PDI 2021-2024, criado exclusivamente para a realização do planejamento estratégico e oficializado por meio da Portaria nº 3, de 7 de maio de 2021, da EIDEIA.

CONHECENDO O PLANO – A iniciativa inédita de construção do plano estratégico foi o primeiro passo da nova diretoria do CEA, que assumiu em fevereiro de 2021, após ter sido empossada pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. A diretoria tem como titular o Prof. José Raimundo, docente do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN), e como vice o Prof. Aldo Ângelo Lima, da Faculdade de Medicina (FAMED). O trabalho de planejamento contou com o apoio decisivo do Prof. João César Mota, diretor da EIDEIA.

Conforme o plano estratégico, a missão do CEA/EIDEIA é promover e desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinar avançados na UFC, por meio de um grupo de cientistas diverso e inclusivo, e que impliquem: a cooperação interinstitucional e internacional; o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico; e a valorização cultural da Universidade e da sociedade brasileira, priorizando não somente reflexões temáticas mas principalmente oferecendo soluções para problemas complexos, atuais e futuros.

Imagem: Print da reunião virtual com o Prof. João César Mota, diretor da EIDEIA

São definidos cinco grandes objetivos: 1) otimizar parcerias, convênios e consórcios relacionados à ciência, pesquisa e inovação; 2) aprimorar a formação interdisciplinar dos discentes de graduação e pós-graduação da UFC; 3) desenvolver no CEA/EIDEIA programas de pesquisa interdisciplinar; 4) internacionalizar o CEA/EIDEIA; e 5) construir a resiliência e a sustentabilidade orçamentária, financeira, gestora e administrativa do colégio.

Esses objetivos se desdobram em 25 ações, várias inovadoras, tais como: estimular "escolas de verão" interdisciplinares; conceber e desenvolver laboratórios institucionais multiusuários na área de ciências sociais aplicadas, computação de alto desempenho para ciências humanas, sociais e comportamentais e social simulation; promover seminários temáticos, internos e externos à UFC, com a participação de representantes de empresas, instituições, governos e organismos nacionais e internacionais; estimular a parceria e a articulação permanente com agentes e instituições do ecossistema de financiamento científico e inovação do Ceará e do Brasil; instituir um programa de "cátedras interdisciplinares"; e montar um quadro profissional administrativo e gerencial para trabalhar exclusivamente no apoio à prospecção e gestão de projetos de pesquisa.

Segundo o Prof. José Raimundo, "para fomentar e desenvolver pesquisas transdisciplinares de maneira sustentável e para avançar na compreensão de problemas complexos, atendendo, de fato, às reais necessidades da sociedade, é preciso ousar e quebrar paradigmas, dentro e fora da Universidade".

Ele acrescentou que isso está sendo feito de maneira objetiva, institucional e participativa, com ações fundamentadas em três princípios norteadores, alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC: 1) transdisciplinaridade, 2) inserção internacional competitiva e 3) meritocracia acadêmica.

Assista à entrevista com o diretor do CEA, Prof. José Raimundo Carvalho:

ENTREGAS – Em relação aos resultados obtidos até agora, o Prof. José Raimundo explica que, no curto espaço de tempo de sete meses, já foram entregues cinco produtos e resultados concretos, dentre os quais o próprio plano estratégico aprovado nesta quarta-feira (20).

Outra entrega foi o desenvolvimento de um modus operandi administrativo e gestor baseado em inovação e tecnologia social, em sintonia com as práticas da EIDEIA. Além disso, o CEA conquistou duas vagas inéditas de professor visitante, com tempo total de contrato de 48 meses, obtidas por meio de aprovação em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Outro feito realizado no âmbito do CEA é o projeto de pesquisa interdisciplinar, internacional e interinstitucional intitulado "Understanding the impacts of covid-19 on domestic violence in Brazil" (na tradução, "Compreendendo os impactos da covid-19 na violência doméstica no Brasil"), que está em andamento, sob a coordenação do Prof. José Raimundo.

Além disso, foram criados quatro programas de pesquisa interdisciplinar com estrutura, definição e grupo gestor próprios. São eles: 1) A Construção "Baseada em Evidências" de Sociedades Seguras, Saudáveis, Justas e Inclusivas de Gênero; 2) Desenvolvimento Sustentável: Mudança Climática, Segurança Hídrica, Economia Circular e Transição Energética; 3) Mensuração e Avaliação de Política Educacional para Desenvolvimento Social; e 4) Geração, Análise e Previsão de Dados Longitudinais para Mudança Microssocial.

Tais iniciativas são integradas por nove programas de pós-graduação da UFC, nas áreas de economia, engenharia de teleinformática, estatística, administração e controladoria, recursos hídricos, educação, ciências médicas, farmacologia e microbiologia. "Estamos prontos para ousar, sustentados pela qualidade da nossa proposta científica, por nosso trabalho e pelo apoio da gestão superior da UFC, acima de oportunismos ou arrivismos. Sempre em prol do 'universal pelo regional'", finalizou o diretor do Colégio.

Imagem: Print de tela com o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC

SOLENIDADE – A aprovação do plano estratégico 2021-2024 do CEA foi realizada em solenidade virtual, que teve a participação do diretor do órgão, Prof. José Raimundo; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto; do diretor da EIDEIA, Prof. João César Mota; dos conselheiros Anastácio Queiroz (docente da FAMED), Charles Casimiro Cavalcante (docente Departamento de Engenharia de Teleinformática), Fernando Sabóia (presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC), José Albersio Lima (presidente da Academia Cearense de Ciências) e Isabela Braga (doutoranda em Economia e representante discente do Conselho Deliberativo), além dos servidores da EIDEIA em atividade no CEA Alexandre de Almeida SIlva e Iago Oliveira.

O Prof. Rodrigo Porto destacou a renovação do conselho do CEA, considerado por ele "altamente qualificado", afirmando que, "para a PRPPG, há uma expectativa totalmente positiva em relação aos próximos passos" do órgão.

De acordo com o pró-reitor, o plano estratégico do CEA deverá ser utilizado como modelo para outras ações da PRPPG. Além disso, ele afirmou que o colégio deverá representar um apoio importante à estratégia de internacionalização da UFC.

Os participantes da reunião foram unânimes ao mencionar, de modo otimista, o modelo de gestão do conselho, que primará pela obtenção de resultados mensurados por indicadores claros. "Eu parabenizo todos por esse momento de virada que estamos dando aqui", afirmou o diretor da EIDEIA, Prof. João César Mota.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do CEA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300