Procurar no portal

UFC, Prefeitura de Maracanaú e Governo do Estado formalizam gestão compartilhada da ARIE da Fazenda Raposa

Em solenidade realizada no município de Maracanaú, nessa segunda-feira (25), a Universidade Federal do Ceará, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e a Prefeitura de Maracanaú firmaram convênio para gestão compartilhada da área de relevante interesse ecológico (ARIE) da Fazenda Raposa. O equipamento (que ganhou o status de ARIE no ano passado, por meio do Decreto Estadual n° 33.568) pertence ao Centro de Ciências Agrárias da UFC desde 1969 e localiza-se no bairro Jaçanaú, dentro da zona urbana daquela cidade da região metropolitana de Fortaleza.

Fernando Bezerra, representando o secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno, disse conhecer a Fazenda Raposa há muitos anos e ter celebrado o fato de, ainda na gestão do ex-reitor Henry Campos, a UFC ter instituído parceria com a SEMA para transformá-la em unidade de conservação/ARIE. "Temos outras ARIEs maravilhosas, como o Parque do Cocó, o Parque Adahil Barreto e a Floresta do Curió. Era injustificável que essa área belíssima e cheia de biodiversidade não tivesse seu potencial máximo trabalhado", defendeu o secretário-adjunto.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque, prefeito Roberto Pessoa e vice-reitor Glauco Lobo, durante assinatura de convênio (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Ele acrescentou que o trabalho começará pela aplicação do plano de manejo do espaço, para então serem trabalhadas ações de conservação e ocupação do perímetro. Atividades acadêmicas e de educação ambiental, por exemplo, ajudarão a evitar invasões humanas e ameaças às espécies nativas. "Estamos à disposição para trabalhar neste empreendimento, que é muito importante não só para a cidade de Maracanaú mas para todo o Estado", finalizou Bezerra.

O secretário de Comunicação de Maracanaú, Erivelto de Sousa, fez uma apresentação breve sobre ideias ainda embrionárias da Prefeitura Municipal para a área, como a implantação de um Centro de Tradições Nordestinas (CTN), com referência a ícones da identidade da região, como Luiz Gonzaga, padre Cícero Romão Batista e o rio São Francisco. O centro viria a se somar a dois projetos anteriormente pensados para a área: o Jardim Botânico do Ceará, de autoria do paisagista Roberto Burle Marx, e o Museu da Carnaúba, do arquiteto José Capelo Filho.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o assunto

Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú, disse que a Fazenda Raposa tem importância histórica não só para o município como também para sua família, já que seu tio João Pessoa de Araújo foi funcionário da Companhia de Ceras Johnson, instalada no local em 1937. Sobre a apresentação propositiva a respeito do Centro de Tradições Nordestinas, disse que "são apenas propostas ainda; ousadas, nós reconhecemos. E elas dependerão da quantidade de recursos a ser aportada e da boa vontade das instituições envolvidas. Este encontro é decisivo para a gente dividir as tarefas. Coloco-me à disposição, assim como meu secretariado e nossa Câmara de Vereadores, para contribuir com esse projeto e transformar o sonho em realidade".

Para o Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC, a data do encontro marcará a verdadeira e definitiva integração da Fazenda Raposa com o município de Maracanaú. "É necessário que a Universidade, onde chega, seja incorporada e integrada à vida local. E que estenda a sua atuação a outras áreas além de suas atividades-fim, como saúde, educação, segurança. Esse equipamento tem todas as condições para, a partir de Maracanaú, ser catalisador desse desejo de preservação e formação de consciência ambiental, plantando essa ideia em nossas crianças e jovens", vislumbrou o reitor, anunciando que atividades acadêmicas em ciências agrárias e ambientais serão intensificadas na ARIE.

De acordo com o dirigente máximo, sempre foi um incômodo para ambas as comunidades, a da UFC e a do município, o fato da área não ser explorada em toda a sua capacidade. Havia, porém, apenas uma maneira de fazer isso: com planejamento e integração. "Daqui, sairá um comitê, formado por pessoas de profundo conhecimento na área, com representantes de todas as instâncias, para dar a essa iniciativa o melhor aproveitamento, dos pontos de vista legal, ecológico, acadêmico e turístico. Pretendemos revitalizar a Fazenda Raposa protegendo a natureza, envolvendo a Universidade com o município e desenvolvendo estudos acadêmicos com todo foco e excelência, em uma gestão compartilhada", finalizou o reitor.

Confira também matéria da UFCTV sobre o assunto:

SOBRE A FAZENDA RAPOSA – A história da Fazenda Raposa remonta aos anos 30 do século passado, com a instalação do galpão original da multinacional Companhia de Ceras Johnson (S. C. Johnson & Son), que chegou ao município em 1937, dois anos após uma expedição do empresário estadunidense Herbert Johnson pelo Nordeste brasileiro. A companhia identificou a cera de carnaúba como um insumo promissor para uso nos produtos da empresa e iniciou produção própria no local onde hoje fica a fazenda. Em 1969, a área, que tem 136 hectares com 5,63 quilômetros de perímetro, foi doada pela empresa à UFC, tendo sido administrada pelo CCA desde então.

De altíssimo valor ambiental, o patrimônio biológico do local inclui a maior coleção do mundo de palmeiras do gênero Copernicia, entre as quais se encontra a árvore-símbolo do Ceará, a carnaúba (Copernicia prunifera). Além dela, a reserva possui riqueza de outras espécies vegetais típicas da caatinga, como marmeleiro, sabiá, mufumbo, jurema-preta, mororó e pau-branco. A água também é abundante, com as lagoas Raposa e Jupaba, corpos hídricos localizados dentro dos limites da unidade. O nome Maracanaú, inclusive, significa "local em que o maracanã bebe água"; maracanã (Primolius maracana) é uma pequena ave verde do família Psittacidae, que já foi bastante numerosa na região, mas hoje se encontra vulnerável à extinção.

Em abril de 2020, a Fazenda Raposa foi declarada área de relevante interesse ecológico (ARIE) e, a partir do acordo ontem assinado, será gerida pela UFC como unidade de conservação ambiental em cooperação técnica com o Governo do Estado e a Prefeitura de Maracanaú até 2039.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300