Procurar no portal

Anuário Estatístico 2021 já está disponível para consulta; documento reúne indicadores da UFC

Unificando as estatísticas e os indicadores relevantes da Universidade Federal do Ceará, já se encontra disponível para consulta on-line o Anuário Estatístico 2021 – Base 2020 da UFC. O documento reforça o compromisso da Instituição com a transparência de seus dados e é indispensável para a elaboração de propostas de financiamento de projetos a agências de fomento.

Imagem: Capa do Anuário Estatístico, em tons de azul e com a imagem da Reitoria da UFC ao fundo

O Anuário foi produzido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica, e vem sendo disponibilizado desde 2009 a toda a comunidade. Neste ano, o design gráfico da peça foi elaborado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).

No Anuário, é possível encontrar um importante conjunto de indicadores da Instituição, como os relacionados à gestão e ao orçamento, de acordo com os critérios do Tribunal de Contas da União. É possível consultar a taxa de sucesso dos cursos de graduação e o conceito preliminar deles, as notas recebidas pela UFC em rankings nacionais e internacionais, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avaliações da pós-graduação e dados sobre governança.

Além disso, também há informações disponíveis sobre ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, assistência estudantil, gestão de pessoas e sobre unidades como equipamentos culturais, hospitais universitários, Casas de Cultura Estrangeira, bibliotecas e infraestrutura física, de modo a garantir um amplo quadro da UFC. Todos os dados têm como base o ano de 2020.

Para o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Almir Bittencourt, o Anuário "tem como um dos seus maiores objetivos unificar e estabelecer uma documentação oficial de todas as estatísticas relevantes sobre a UFC". "O que ocorria antes é que havia várias fontes de informações, muitas delas sem uma metodologia muito clara, e que conflitavam entre si, gerando dificuldades, por exemplo, para os órgãos financiadores. Então, a publicação do Anuário Estatístico resolveu esse problema, pois todas as informações que constam no documento são obtidas a partir de dados oficiais da UFC", explica o pró-reitor.

Com uma metodologia unificada, o Anuário, destaca o Prof. Almir Bittencourt, serve de referência para órgãos de controle. "Além disso, é um elemento de transparência extremamente importante, porque toda a população pode ter acesso às informações da UFC. E também para os professores, que usam esses dados para elaborar projetos para obter financiamentos junto aos órgãos de financiamento", reforça.

Fonte: Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300