Procurar no portal

EU 2021 de Fortaleza já tem programação de palestras e oficinas definida; acesse e-book com as atividades

Com data de 1º a 3 de dezembro, os Encontros Universitários 2021, um dos principais eventos da Universidade Federal do Ceará, já têm a programação de palestras, oficinas e webinários definida. As atividades são gratuitas, abertas ao público e ofertadas em formato virtual, o que possibilitará ampla participação da sociedade. Embora a coordenação dos Encontros deste ano seja da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a programação é colaborativa, promovida por diferentes unidades da UFC.

Imagem: Ilustração com a marca dos Encontros Universitários

As atividades ofertadas pelos campi de Fortaleza podem ser vistas no livro de programação, disponível para consulta. Já as atividades dos campi do Interior devem ser conferidas no site dos Encontros de cada unidade acadêmica (Crateús, Quixadá, Sobral e Russas). O mais novo campus da UFC, em Itapajé, inaugurado no último mês de agosto, não ofertará programação própria neste ano, mas a comunidade acadêmica da unidade poderá se engajar nas atividades de todos os eventos.

O livro com a programação de Fortaleza contém vários links, que facilitam a navegação do usuário. A maioria desses links direciona para o canal dos EU 2021 no YouTube. Mesmo as oficinas e palestras que ocorrerem em outras plataformas, como Google Meet e Zoom, terão os links disponibilizados (em breve) no canal do YouTube, para facilitar a visualização pelo público.

A presidente da comissão organizadora dos EU 2021, Profª Geanne Matos, reforça que o livro de programação não inclui as apresentações de trabalho. Estas ocorrerão em salas virtuais específicas, cujos links devem ser consultados nas plataformas dos Encontros (acesse todas elas em eu2021.ufc.br).

PLENÁRIAS – Entre os destaques da programação dos Encontros estão as plenárias, com convidados de peso, sobre alguns dos temas mais relevantes da atualidade. "Pandemia de covid-19: situação atual" é o assunto da primeira delas, no dia 1º de dezembro, às 10h, com o Prof. Eurico de Arruda Neto, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Imagem: O Prof. Eurico de Arruda Neto, da USP, fará a plenária de abertura, no dia 1º, às 10h

“A inteligência artificial no nosso dia a dia” é tema da plenária do dia 2, também às 10h, com o Prof. Virgílio Almeida, do Centro de Inovação em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já no dia 3 haverá duas plenárias: a primeira, às 10h, será com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, sobre “Retomada econômica do Ceará e do Brasil frente à pandemia: desafios e oportunidades”. A última, às 14h, será sobre “Mudanças climáticas e impactos ambientais”, com o Prof. Edmo Dias Campos, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

INTERNACIONALIZAÇÃO – Também se destacam na programação os webinários CAPES Print, programa de internacionalização financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram convidados palestrantes estrangeiros renomados, sob organização da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Os temas dos webinários são: “Advances and challenges in CO2 capture and conversion”, com Paul Webley, da Monash University (Austrália); “Advances in oral biofilm research”, com a Profª Simone Duarte, da Indiana University School of Dentistry (EUA); “Machine-made human organs? On the frontier of 3D bioprinting”, com o Prof. Luiz Bertassoni, da Oregon Health and Science University-School of Dentistry (EUA); e “Modeling enteropathy or diarrhea with the top pathogens: Bridging Clinical & Lab Research”, com o Prof. Richard Guerrant, da Universidade de Virgínia (EUA).

Os webinários CAPES Print serão realizados em inglês, sem tradução simultânea.

Imagem: Print da tela de uma atividade de internacionalização dos EU 2020

Ainda na área de internacionalização, a PROINTER promoverá duas atividades voltadas a estudantes que têm interesse em fazer intercâmbio no exterior. No dia 1º, às 17h, a coordenadora da Education USA para a América do Sul, Rita Moriconi, falará sobre “Oportunidades de estudos nos EUA”. No dia 2, também às 17h, a representante do Governo do Canadá, Izabela Duarte, conversará com estudantes sobre “Oportunidades de estudos no Canadá”.

MINICURSOS E OFICINAS – Ao longo da programação, será possível aprender novas habilidades, em várias áreas do conhecimento. No dia 1º, serão duas oficinas: às 14h, sobre “Possibilidades do planejamento participativo a partir da educação física escolar e a valorização dos saberes dos(as) estudantes”; e às 16h, sobre “Recursos digitais como ferramentas didáticas no ensino básico”.

No dia 2, os destaques são para o minicurso “Método colaborativo e ferramentas digitais na educação básica para ensino presencial e híbrido”, às 8h, e para a oficina “A utilização do cordel como recurso didático nas disciplinas do ensino médio”.

Já no dia 3 haverá um minicurso sobre “A leitura das fake news numa perspectiva crítica sociodiscursiva”, realizado pela Residência Pedagógica – Português e Sociologia.

CULTURA E ARTE – Outros destaques da programação dos EU 2021 são o VIII Encontro de Cultura Artística, de responsabilidade da Secretaria de Cultura da UFC, e a VII Mostra ICA, promovida pelo Instituto de Cultura e Arte. Dentro desses eventos, haverá ainda mais oficinas, exibições audiovisuais, exposições virtuais e apresentações artísticas com transmissão ao vivo e conteúdos gravados. Toda a programação poderá ser vista, em breve, nos sites da SECULT UFC e do ICA.

Imagem: Jovens tecladistas se apresentam virtualmente nos EU 2020

PREMIAÇÃO – Uma novidade dos EU 2021 é o Prêmio UFC, Ciência e Sociedade, que irá prestigiar os melhores trabalhos nas categorias de ensino, pesquisa, extensão, iniciação científica e inovação tecnológica apresentados no evento. Os ganhadores tiveram seus nomes revelados no último dia 12. A solenidade de premiação será realizada no encerramento dos Encontros, no dia 3, às 18h, no Auditório da Reitoria.

ACESSO RÁPIDO
Livro de programação - EU 2021 Fortaleza
Plataforma geral dos EU 2021
EU 2021 - Campus de Crateús
EU 2021 - Campus de Quixadá
EU 2021 - Campus de Russas
EU 2021 - Campus de Sobral

Fonte: Comissão Organizadora dos EU 2021 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300