Aluna da pós-graduação em Economia da UFC ganha prêmio com dissertação de mestrado sobre educação infantil

A estudante Maria Odalice dos Santos Sampaio, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará, foi uma das vencedoras do 25º Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, na categoria dissertação de mestrado.

Com a dissertação intitulada Educação infantil no Brasil: oferta, demanda e efeitos sobre a alfabetização, defendida em abril deste ano no CAEN, Odalice conseguiu o segundo lugar na premiação. O trabalho contou com a orientação do Prof. Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada da UFC.

Imagem: fotos de duas pessoas lado a lado. À esquerda, uma jovem branca de cabelos lisos e longos e óculos de grau. À direita, um jovem branco de camisa preta e óculos de grau

A premiação foi anunciada em sessão especial durante o XXVI Encontro Regional da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), realizado no último dia 28 de outubro como parte do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional.

O trabalho de Odalice conta com dois ensaios: “Educação infantil: análises da oferta, demanda e da Meta 1 do PNE (2014-2024)” e “Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina: análise do Programa Nova Semente em Petrolina – PE sobre a alfabetização dos alunos do 3º ano do EF”.

O primeiro estuda os indicadores de oferta de educação infantil no Brasil, nos âmbitos nacional e regional, além de apresentar a análise da Meta 1 do novo Plano Nacional de Educação, que trata da universalização e ampliação da educação infantil. O ensaio trouxe uma nova perspectiva de estimativa de demanda educacional a partir da utilização dos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).

Já o segundo ensaio trabalha com a estimativa de efeitos da expansão da educação infantil em Petrolina, no Pernambuco, a partir do Programa Nova Semente, na alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental.

AGRADECIMENTOS – Emocionada durante o anúncio do resultado da premiação, Odalice falou sobre a dificuldade de produção acadêmica durante o período da pandemia de covid-19 e agradeceu aos atores que possibilitaram sua formação, como o Prof. Guilherme Irffi.

“É uma honra para mim estar aqui neste momento”, disse a pesquisadora, agradecendo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo apoio financeiro, e à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), cuja parceria com a UFC possibilitou a participação de Odalice no projeto de pesquisa Avaliação de Políticas Públicas: Impacto da Cota-Parte municipal do ICMS na Educação; Educação Infantil: Oferta, Demanda e Medidas de Qualidade; e Nordeste Pacífico.

PRÊMIO – O Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional tem o objetivo de estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional, e é dividido em duas categorias: artigos e dissertação de mestrado.

Fonte: Prof. Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.