Planejamento de manutenções em redes e equipamentos elétricos trará segurança ao retorno presencial, diz Reitoria

O reitor Cândido Albuquerque e o vice-reitor Glauco Lobo reuniram-se hoje (24), na Reitoria, para tratar do planejamento da Universidade Federal do Ceará sobre o retorno das atividades letivas presenciais no semestre 2022.1, no tocante à avaliação dos sistemas e dos equipamentos elétricos utilizados nos espaços da Instituição. A agenda teve como objetivo encaminhar as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade acadêmica, mitigando riscos de incêndio e outros prejuízos materiais e assegurando um retorno presencial sem maiores contratempos.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque mostra dados em tablet para vice-reitor Glauco Lobo durante reunião sobre série de manutenções elétricas na UFC. (Foto: Simone Faustino/ UFC informa)

A reunião deu prosseguimento à determinação do Ofício Circular nº 11/2021 do Gabinete do Reitor, datado de 15 de setembro, que solicitou a todos os gestores de unidades acadêmicas e administrativas da UFC uma avaliação das condições dos sistemas elétricos em edificações sob sua responsabilidade. O diagnóstico contará com o suporte da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), para onde serão direcionadas as situações reportadas e de onde partirão as medidas operacionais necessárias à execução do plano de manutenção preventiva.

"A Reitoria está demandando à UFC Infra um relatório, ainda que parcial, sobre o cenário, tendo em vista que a situação é delicada. Além de ser ampla a estrutura da Universidade, temos algumas construções muito antigas", informou o Prof. Cândido Albuquerque, conclamando ainda as unidades a não deixarem de relatar o quadro real.

Outra pauta deliberada e também vinculada à pandemia do coronavírus foi referente ao Ofício Circular nº 16/2021 do Gabinete do Reitor, expedido no dia 18 de outubro. Considerando o retorno presencial estimado para março de 2022, o documento solicita que todas as unidades acadêmicas, também com o apoio da UFC Infra, realizem inspeção completa das condições de salas de aulas e auditórios, procedendo à testagem de lâmpadas, condicionadores de ar, projetores e demais equipamentos elétricos, de modo que eventuais ações de conserto e manutenção possam ser realizadas até o mês de fevereiro, evitando sobressaltos quando do reinício das atividades letivas no ano que vem.

Imagem: De costas para a câmera, professor fala a público em auditório na UFC. (Foto: Rafael Cavalcante/UFC Informa)

De acordo com a administração, a cobrança do presente planejamento deve-se ao fato de que muitas salas de aula e auditórios estão sem uso há cerca de dois anos, portanto, é possível que alguns equipamentos elétricos se encontrem danificados ou carentes de manutenção, e a checagem e o reparo de toda a estrutura da Universidade precisam ser organizados. "Imagine se deixarmos para quando as aulas forem recomeçar e tivermos que trocar de uma vez duas mil lâmpadas? Para não permitir que o problema seja identificado quando estivermos com as salas cheias, é preciso se antecipar e planejar", defendeu o reitor.

Os gestores máximos lembraram que, no caso dos campi de Fortaleza, localizados em uma cidade praiana com intensa maresia, é natural que muitos equipamentos não estejam em condições de pleno funcionamento. "Às vezes é necessária apenas uma manutenção simples, mas que mesmo assim demanda tempo", disse o vice-reitor.

Uma vez iniciada a chamada à participação por parte da Reitoria junto às unidades, os gestores ressaltam que é dever de todo servidor público zelar pela integridade das instituições e que, ao primar pela segurança, estão todos exercitando uma forma de salvaguardar o patrimônio público. "Toda a comunidade é responsável pela Universidade e precisa ter conhecimento dessa necessidade, prevenindo acidentes que podem ser evitados", finalizou o Prof. Cândido Albuquerque.