CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

Imagem: Foto mostra vista frontal da tore da Reitoria. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. "O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022", disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. "As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia", ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

Imagem: Print de tela mostra a pró-reitora de Graduação Ana Paula de Medeiros durante relato feito na sessão online do CEPE. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.