Google terá nova política de e-mail e armazenamento institucionais; UFC e usuários terão até julho para se adaptar

O Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI) está elaborando uma nova política de armazenamento de e-mail e de arquivos em nuvem na Universidade Federal do Ceará.

A decisão atende às mudanças definidas no ano passado no Google Workspace for Education e que devem entrar em vigor em julho de 2022. O programa é responsável por uma parceria entre a Google e a Universidade Federal do Ceará desde 2017 que, dentre outros benefícios, garantia espaço ilimitado para armazenamento em nuvem e serviços de e-mail, bem como a disponibilização de diversas ferramentas tecnológicas para a comunidade universitária.

Imagem: ilustração mostra homem e mulher sentados em frente a um computador

No ano passado, a Google anunciou mudanças no programa, limitando o espaço total para cada instituição em 100 terabytes. Dessa forma, o CATI precisou definir uma política de uso desse armazenamento. Até o momento, já está definido que estudantes terão direito a 1 GB de armazenamento (e-mail e drive), enquanto servidores poderão usar 5 GB. Já os setores da UFC terão 15 GB garantidos.

Os novos parâmetros foram feitos com base em um estudo da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que traçou um panorama do uso atual das contas da UFC e utilização do espaço Google. Com base no trabalho, foram definidos os novos parâmetros, que já atendem cerca de 80% dos usuários, embora haja contas que ultrapassam 1 TB de armazenamento – chegando a até 146 TB.

Assim, a STI orienta a quem estiver ultrapassando a cota a transferir até o mês de julho de 2022 os arquivos excedentes para espaços alternativos, como computadores pessoais ou outras nuvens com mais espaço disponível.

Nesse período, o CATI continuará debatendo o assunto, inclusive para levar em consideração casos específicos, e informará as medidas que forem adotadas para toda a comunidade acadêmica.

OUTRAS MUDANÇAS – Além do armazenamento, a Google já havia anunciado que a gravação premium gratuita terminaria no fim de 2020 e seria substituída por gravações temporárias. A empresa, no entanto, não planeja oferecer mais esse recurso. Atualmente, as aulas e reuniões na plataforma também já foram limitadas a 100 participantes. No momento, ainda é possível gravar o conteúdo, mas não se sabe até quando o recurso estará disponível.

Fonte: Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.