Parque Tecnológico seleciona projetos de inovação para Programa de Desenvolvimento de Startups e Spin-Offs

O Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições, até 30 de dezembro, de projetos de inovação interessados em integrar o Programa de Desenvolvimento de Startups e Spin-Offs do equipamento. Conforme o edital de chamamento público, serão selecionados até 15 projetos de negócios inovadores. As inscrições são gratuitas.

Os empreendimentos aprovados serão distribuídos de acordo com as vagas disponíveis nos locais de instalação. Essas iniciativas podem ser compostas por membros da UFC, empreendedores individuais ou empresas em geral.

Imagem: Prédio do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC

Para a categoria Startups, há três vagas para projetos de energias renováveis, com foco em Hidrogênio Verde, a serem instalados na sede do PARTEC; uma vaga para projeto na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), a ser locado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI); e mais duas vagas para projetos na área de TIC, a se instalarem no prédio do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT) – as seis vagas estão disponíveis no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Ainda na mesma categoria, há outras oito vagas para projetos na área de TIC, a serem distribuídas igualmente entre os campi da UFC em Quixadá e Russas.

Já na categoria Spin-Offs, há uma vaga para projeto a ser instalado na sede do PARTEC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, em área estratégica que engloba alimentos, agropecuária, indústria agroalimentar, biotecnologia, biomas e bioeconomia.

O PROGRAMA – O Programa de Desenvolvimento de Startups e Spin-Offs visa promover a orientação de empresas nascentes de base tecnológica, constituídas para desenvolver produtos ou tecnologias inovadoras. É uma ação conjunta realizada pelo PARTEC e pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) e de Extensão (PREX) da UFC, com amparo da Reitoria da Universidade.

Startups são organizações empresariais ou societárias em fase de constituição legal ou legalmente constituídas, de base tecnológica inovadora, que têm como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um novo produto ou processo. Já as spin-offs são empresas de base tecnológica geradas a partir de pesquisas acadêmicas, no ambiente universitário.

Leia mais: Primeiras spin-offs incubadas no Parque Tecnológico oficializam contratos e recebem seus espaços

Fonte: Secretaria Administrativa do Parque Tecnológico da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.