Procurar no portal

"Imersão no gênero feminino" estreia no MAUC abordando questões femininas e ambientais

O que mulheres artistas têm a dizer sobre questões como as grandes crises ambientais e a condição feminina em tempos atuais? Por meio de desenhos, fotografias, instalações, pinturas, cerâmicas e objetos, 24 artistas respondem a essa pergunta na exposição Imersão no gênero feminino, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC).

A exposição estreia às 17h desta quarta-feira (19), com visitação do público a partir de quinta-feira (20), das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min. Os trabalhos das 24 artistas foram selecionados em uma chamada aberta realizada em dezembro do ano passado pelo MAUC e pela curadora da mostra, a artista Nathalie Nicolas. São obras de mulheres do Ceará e também de outros estados, como Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Imagem: Em uma parede branca, quadro quadros coloridos são expostos, em uma mistura de desenhos e colagens

"Esta exposição oferece um território às mulheres artistas para finalmente compensar a falta de representação feminina mesmo nas mostras que se pretendem universais, mas que, na verdade, expressam majoritariamente a perspectiva masculina", destaca a curadora da coletiva.

A diretora do MAUC, Graciele Siqueira, destaca a importância da exposição, que tem o papel de trazer as mulheres para dentro do museu. "É para mostrar que, no museu de arte, as mulheres não são só musas inspiradoras", aponta, ressaltando que as mulheres também produzem, estudam, debatem e fazem curadoria de arte.

Em outra sala da mostra, 35 artistas do grupo Sol para Mulheres, da Galeria Imagem Brasil, foram convidadas a apresentar uma seleção de fotografias que revelam algumas espécies vegetais que habitam o espaço cotidiano. Na exposição Meu inventário verde, é possível se encantar com os 27 registros fotográficos de paisagens verdes de Fortaleza e de outras regiões voltadas para a observação da natureza em ambientes urbanos.

Imagem: em uma parede, duas fotos de prédios com árvores em primeiro plano. Em outra parede, texto na fonte branca no fundo preto

A exposição segue em cartaz até 25 de fevereiro. O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica. A visitação é gratuita e aberta ao público. Para ter acesso ao museu, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação com as duas doses contra a covid-19 ou comprovante de teste negativo realizado nas últimas 72 horas.

Devido ao crescente número de casos de covid-19 e de síndromes gripais no Estado, o Museu de Arte da UFC informa que as atividades presenciais de mediação do circuito expositivo estão suspensas até 31 de janeiro, ficando o visitante livre para realizar a visita espontânea às salas, que têm capacidade de até quatro visitantes por ambiente expositivo simultaneamente. Até o fim de janeiro, o museu segue com horário reduzido para visitação: das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

Mais informações estão disponíveis no site do MAUC e no perfil do museu no Instagram (@museudearteufc).

Fonte: Museu de Arte da UFC (MAUC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300