Procurar no portal

Agência UFC: Substância de planta da Amazônia é nova promessa contra a depressão

Substância encontrada em uma árvore amazônica traz nova promessa contra a depressão. A riparina 3 é um alcaloide presente na Aniba riparia, conhecida por louro ou louro-rosa, que vem sendo investigado há alguns anos por pesquisadores do Laboratório de Neurofarmacologia, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC), em parceria com grupos das Universidades Federais da Paraíba e do Piauí.

Imagem: Folha da Aniba riparia

Em estudo pré-clínico, os pesquisadores apontam o potencial da riparina como antidepressivo. Os estudos pré-clínicos são realizados com animais e constituem parte importante – ainda que inicial – de qualquer processo de desenvolvimento de medicamentos.

No estudo, um grupo de cobaias recebeu a riparina via oral, diluída em água destilada, enquanto outro grupo recebeu apenas água destilada, servindo como controle. Ambos foram submetidos a situações de estresse, às quais respondiam com comportamento semelhante à depressão.

Após uma série de testes e estímulos, o grupo que recebeu a riparina mostrou-se muito mais resistente à depressão induzida por estresse do que o grupo controle.

Os detalhes da pesquisa estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Cléa Florenço – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300