Comissão de eficiência energética apresenta relatório de atividades; campanha sobre o tema será lançada em breve

Em reunião virtual ocorrida nesta quarta-feira (19), integrantes da Comissão Interna de Conservação, Prevenção e Eficiência Energética (CICE) da Universidade Federal do Ceará apresentaram ao reitor Cândido Albuquerque o primeiro relatório trimestral de atividades do grupo. Na ocasião, foi exibida a concepção de uma campanha sobre eficiência energética, desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Comunicação e Marketing, que em breve será lançada para toda a Universidade.

"Será uma campanha de conscientização da comunidade sobre o uso sustentável da energia elétrica no âmbito da UFC, com dados informativos e técnicos, mensurando e apresentando os resultados de forma prática, objetiva e com foco na questão da sustentabilidade", explica a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães, que integra a comissão.

Imagem: Logomarca da campanha "Cuida UFC", desenvolvida pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (Imagem: Divulgação/UFC Informa)

A coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra, acrescenta que, juntamente com outras iniciativas, o propósito da campanha ‒ intitulada Cuida UFC ‒ será "desenvolver na Universidade uma cultura voltada à sustentabilidade, sendo que neste primeiro momento o trabalho terá como aspecto principal a eficiência energética".

PRINCIPAIS AÇÕES ‒ Além da concepção da campanha, a CICE apresentou um resumo do trabalho realizado nos últimos meses e que será continuado ao longo deste ano, como o planejamento de testes e análise de equipamentos e instalações elétricas. Um ofício sobre o assunto foi enviado às unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, solicitando especial atenção à verificação de lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado.

Ainda na linha da prevenção, o colegiado fez uma parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) para a futura realização de cursos de formação de brigadistas e de palestras direcionadas à prevenção e ao controle de incêndios.

Imagem: Print de tela de reunião virtual

Também foi solicitada à Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) prioridade no planejamento de podas de árvores no período que antecede a quadra chuvosa no Estado, com posterior limpeza de calhas e estruturas auxiliares de escoamento.

Em relação à otimização do consumo energético, a Comissão abriu processo para aquisição de equipamentos com maior eficiência energética, com foco na substituição de aparelhos com vida útil esgotada e que apresentam consumo elevado. Paralelamente, foi feito um levantamento de itens do tipo geladeira e freezer com mais de 10 anos de funcionamento. A comissão elaborou ainda um termo de referência para aquisição e instalação de equipamentos autônomos e individuais de medição de consumo energético.

SOBRE O COLEGIADO ‒ A Comissão Interna de Conservação, Prevenção e Eficiência Energética foi criada em outubro de 2021. De acordo com a Portaria nº 256/2021 (posteriormente retificada pela Portaria nº 268/2021), a comissão terá caráter permanente e será responsável pela proposição de medidas e estudos visando ao bom desempenho das instalações elétricas da UFC e à sua segurança. A portaria cita também que a Universidade possui 410 mil metros quadrados de área construída, com seus campi distribuídos em quatro bairros da Capital e cinco municípios do interior do Estado. A criação da comissão levou em conta também o atendimento ao Decreto nº 10.779/2021, que estabelece medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal.

Além de Adênia Guimarães, da PROPLAD, integram a CICE Eduardo Bedê (Departamento de Física), Fabrício Leite (UFC Infra), Herculano Soares Júnior (Prefeitura do Campus de Porangabuçu) e Luiz Henrique Barreto (Departamento de Engenharia Elétrica).