Seara da Ciência recebe placa de honra ao mérito da Secretaria da Educação de Fortaleza

A Seara da Ciência, equipamento de divulgação e educação científica da Universidade Federal do Ceará, recebeu placa de honra ao mérito, concedida pela Secretaria Municipal da Educação (SME), durante a X Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, realizada em 2021 no formato on-line.

Quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, aparecem lado a lado segurando a placa de honra ao mérito recebida

Na manhã desta quarta-feira (26), o coordenador da Seara da Ciência, Prof. Ilde Guedes; a pró-reitora de Extensão, Prof. Elizabeth Daher, e o pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Masih, fizeram a entrega simbólica da homenagem ao reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

De acordo com Ilde Guedes, esse é um reconhecimento da parceira da Seara da Ciência na realização das feiras municipais de ciências. Antes da pandemia, inclusive, o evento era realizado no prédio do equipamento, localizado na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Na 10ª edição da feira, que ocorreu em 2021, foram inscritos 782 alunos e apresentados 391 trabalhos.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a homenagem

Ilde Guedes ressaltou ainda o impacto das ações da Seara da Ciência: antes da pandemia, cerca de 34 mil pessoas (na maioria estudantes) visitavam o local anualmente. “É um volume muito grande”, avaliou, destacando a importância do espaço para a divulgação científica na UFC.

Para o Prof. Cândido Albuquerque, o trabalho desempenhado pelo equipamento é fundamental para a UFC. “Essa lógica de aproximação com a sociedade feita pela Seara atrai a população e dá visibilidade para a Universidade”, disse. Na avaliação do reitor, a instituição precisa, cada vez mais, ampliar a relação com o público externo, e citou como exemplo o Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, que favorece parcerias entre a UFC e o mercado.

Imagem mostra detalhe da placa de honra ao mérito recebida. O objeto tem a cor predominante amarela

SOBRE A SEARA – O equipamento, criado em 1999, tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência para alunos, professores e o público em geral. A Seara funciona em um prédio com área de 3.500 m² e conta com Museu Interativo de Ciências (Salão de Exposição) com área de 580 m², onde estão expostos mais de 80 dos principais equipamentos interativos para uso dos visitantes; teatro para 200 espectadores; cinco salas de aula e quatro laboratórios didáticos (Química, Física, Biologia e Informática).

O espaço possui ainda biblioteca com um acervo de mais de mil obras de Divulgação Científica, inclusive com videoteca; observatório astronômico (Observatório Ferruccio Ginelli), com cúpula de 5 metros de diâmetro e telescópio refletor newtoniano de 250 mm; Museu do Audiovisual; Museu dos Telescópios; equipamentos interativos de grande porte para ilustrar conceitos de Física no pátio interno, e estúdio de filmagem.

Em razão da pandemia de covid-19, o agendamento de visitas está suspenso.

Mais informações no site da Seara da Ciência.

Fonte: Prof. Ilde Guedes, coordenador da Seara da Ciência – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.