Procurar no portal

Parceria entre UFC e Prefeitura de Aquiraz ofertará bolsas para professores do município no mestrado profissional em políticas públicas

Representantes da Universidade Federal do Ceará, da Prefeitura Municipal de Aquiraz e do Instituto Dom José de Educação e Cultura (IDJ/UVA) lançaram, em solenidade realizada nessa quarta-feira (26), na Reitoria da UFC, o edital da seleção 2022 do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade.

Por meio da parceria entre as três instâncias, 60 das 70 vagas do atual processo seletivo serão destinadas a candidatos servidores e colaboradores da Secretaria de Educação de Aquiraz, por intermédio do IDJ, que viabilizará bolsas aos aprovados.

Imagem: O secretário de Educação de Aquiraz, Jaime Cavalcante, o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, e o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC)

Participaram do lançamento o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFC, Prof. Marcus Machado; o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves; o secretário de Educação de Aquiraz, Jaime Cavalcante;  a secretária executiva de Educação de Aquiraz, Vanúzia Assunção; a secretária pedagógica de Educação de Aquiraz, Rosany Martins; a assessora de Planejamento da Secretaria de Educação de Aquiraz, Janemary Monteiro; a professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú e presidente do IDJ, Luciene Santos; e a professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú  e diretora financeira do IDJ, Joyce Arrais.

O Prof. Cândido Albuquerque abriu a solenidade afirmando que a Universidade não pode se furtar a um de seus papéis, que é chegar à ponta, transformando a educação básica por meio de uma aproximação com os municípios. O dirigente máximo destacou o relacionamento bem-sucedido da UFC com o Governo do Estado, que tem colhido bons frutos com relação à avaliação da educação pública.

"Uma universidade leva desenvolvimento e inovação aos municípios. Observando Sobral, por exemplo, onde chegamos com o ensino superior, operou-se também uma grande mudança no ensino básico", afirmou o reitor.

Bruno Gonçalves, prefeito de Aquiraz, qualificou a ocasião como um momento histórico para a cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. "Estamos lançando um edital de seleção de mestrado com 70 vagas, 60 delas apenas para professores da educação do nosso município. É um curso de 24 meses, em que 10 dos selecionados terão sua mensalidade custeada 100% pela prefeitura e os outros 50 terão bolsa de 60% do valor. É muito importante que a gente possa cada vez mais estar investindo no nosso profissional de educação, melhorando a qualidade do trabalho desempenhado por nossos professores", ressaltou, aproveitando para agradecer ao reitor Cândido Albuquerque, que sempre abriu as portas para a gestão municipal. Segundo Bruno, a ação faz parte do programa Educa Aquiraz, que tem capacitação profissional, com formação de especialistas, mestres e doutores, como uma de suas frentes.

Imagem: Foto da mesa de reunião

Jaime Cavalcante, secretário de Educação de Aquiraz, relatou que, quando a atual gestão assumiu a prefeitura, o clima foi de susto. "Havia um distanciamento total da academia. Temos apenas quatro professores, em um universo de mais de 700 profissionais da educação municipal, com título de mestre. Esse mestrado virá em uma boa hora", admitiu.

"Daqui a dois anos, teremos 60 mestres impactando positivamente a educação do município, e já fizemos o pedido para, se tudo der certo, abrir mais 60 [vagas] no ano seguinte", acrescentou Bruno Gonçalves.

SOBRE A SELEÇÃO – O Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) tem como objetivo formar profissionais com capacidade teórico-analítica e operacional para avaliar políticas públicas, a partir de uma perspectiva interdisciplinar crítica e prática. Criado em 2000, o curso divide-se nas linhas de pesquisa Desenho das Políticas Públicas de Caráter Social, Políticas Públicas e Mudanças Sociais e Políticas Públicas, Território e Cultura.

As inscrições estão abertas até 3 de março, por meio de formulário eletrônico (disponível na aba Processos Seletivos Stricto Sensu). No ato da inscrição eletrônica, deverá ser inserida, em um único arquivo, com capacidade máxima de 15 MB, toda a documentação devidamente digitalizada. Para mais informações, acesse o edital.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300