Procurar no portal

Reitor visita Campus de Sobral para acompanhamento de obras e discussão de indicadores de desempenho; confira vídeo

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, passou toda essa quinta-feira (27) em agenda no Campus da UFC em Sobral. O gestor dirigiu-se à unidade acompanhado do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; do pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; e do superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Eduardo Palheta. A programação foi composta por visita a obras, reuniões com direção e coordenadores da unidade acadêmica no Interior e encontro com dirigentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Pela manhã, a primeira parada ocorreu na Faculdade de Medicina em Sobral, situada no bairro Derby. No local, reitor e equipe foram recebidos por atuais e ex-gestores da diretoria do campus e do Curso de Medicina para vistoria da reforma do pavimento térreo e o reforço das fundações do bloco 2 do Curso de Medicina. Com reforma licitada em R$ 2.738.403,78, o anexo abriga laboratórios, salas de aula e gabinetes de professores e necessitará de um aditivo para sua conclusão.

Imagem: Foto do reitor Cândido Albuquerque visitando o Campus da UFC em SobralAcompanharam a comitiva o diretor do Campus de Sobral, Prof. João Guilherme Nogueira Matias; o vice-diretor, Prof. Mário Áureo Gomes Moreira; o vice-coordenador do Curso de Medicina, Prof. Alex Sandro de Moura Grangeiro; o ex-diretor do campus, Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto; o primeiro coordenador do Curso de Medicina, Prof. Gerardo Cristino Filho; e o representante da Prefeitura do Campus de Sobral, José Airton Alcântara.

Segundo o Prof. João Guilherme Matias, a manhã foi pensada para o reitor se inteirar do andamento da obra na Medicina, e à tarde ele também visitou outra, desta vez parada por falta de recursos, no Campus do Mucambinho. “Vamos fazer 16 anos do Campus de Sobral, 20 anos do Curso de Medicina, e são obras importantes para receber os cursos de forma adequada. À tarde, fizemos ainda uma reunião com os coordenadores da graduação, para que o reitor apresentasse alguns indicadores relacionados à pandemia, evasão e retenção de alunos. Foi uma conversa mais para analisar esses relatórios e pensar possíveis soluções”, explicou o diretor, afirmando que, como o campus é multiárea, os cursos têm muitas especificidades, e as coordenações têm feito um planejamento cuidadoso para que as atividades possam retornar 100% presenciais em março.

Confira outras imagens da agenda no Flickr da UFC

O vice-coordenador da Medicina, Alex Sandro Grangeiro, também está com a mesma expectativa, tanto pela conclusão da obra quanto por retomar o regime presencial com os alunos em março. “Atualmente, só o ciclo básico segue em formato remoto, os demais já têm tido atividades presenciais teóricas e práticas. Na pandemia, fizemos uma adequação e conseguimos alocar certas turmas em aulas on-line, mas o retorno presencial vai nos demandar o uso de 100% da capacidade, para aulas práticas, laboratoriais, treinos de habilidades em Embriologia, Histologia. A gente está atuando provisoriamente em outros locais e não está tendo 100% do rendimento. Com a visita do reitor, ficamos mais seguros de que conseguiremos utilizar melhor os espaços”, adiantou.

Veja matéria da UFCTV sobre a agenda em Sobral:

INDICADORES DA GRADUAÇÃO – A segunda parte da programação, realizada na tarde de ontem, foi dedicada a socializar com a administração do campus e os coordenadores das graduações dados relevantes sobre prestações de contas, situação durante a pandemia e desempenho dos cursos. Participaram do encontro o vice-coordenador do Curso de Engenharia da Computação, Prof. Carlos Elmano de Alencar; o coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Prof. Rômulo Nunes; o vice-coordenador do Curso de Medicina, Prof. Alex Sandro Grangeiro; o coordenador do Curso de Música, Prof. Marcelo Mateus; a coordenadora do Curso de Odontologia, Profª Adriana Kelly de Sousa; e o coordenador do Curso de Psicologia, Prof. Rodrigo da Silva Maia. Os coordenadores ausentes justificaram a não participação por questões de saúde.

“O Campus de Sobral é uma referência para toda a UFC. Ele tem envolvimento pessoal de quem o constitui, e isso dá muita musculatura ao nosso trabalho. Claro que há problemas a ser corrigidos, mas o empenho é visível, e sei que vamos conseguir”, afirmou o Prof. Cândido. Já o vice-reitor Glauco Lobo frisou “ser difícil uma reunião em que a Reitoria não cite o Campus de Sobral positivamente”, completando: “Vocês sempre são lembrados como um bom exemplo”.

Imagem: Foto da visita do reitor Cândido Albuquerque ao Curso de Medicina do Campus da UFC em SobralO encontro foi aberto pelo reitor com uma explicação panorâmica sobre os resultados que a UFC alcançou recentemente nos campos da inovação, pesquisa e empreendedorismo. O Prof. Cândido Albuquerque também conclamou os gestores a trabalhar em equipe para alçar a Universidade, na qual muitas outras instituições se espelham, a um patamar acima do que se encontra na atualidade. “Estamos falando de dinheiro público, há uma responsabilidade cidadã em dar sentido ao que é investido na nossa Instituição, que é integralmente mantida com recursos públicos. Precisamos trabalhar como um só organismo, vocês, os professores João Guilherme e Mário [diretores], a Reitoria… A volta ao modelo presencial, principalmente, exigirá de quem está na gestão muita atitude”, ressaltou o reitor, defendendo a reconstrução de um ambiente ocupado e fraterno para favorecer a plenitude do processo de ensino-aprendizagem.

Durante a discussão, vieram à tona alguns problemas históricos, como a alta evasão e retenção de estudantes no ciclo básico dos cursos de Engenharia. O pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, lembrou a todos que a baixa taxa de conclusão e o represamento em algumas formações afetam a obtenção de recursos.

Além de receber as informações, os coordenadores puderam aproveitar o momento para apresentar demandas de infraestrutura e pessoal à Reitoria, que sinalizou a resolução gradual do problema. O coordenador da Música, Prof. Marcelo Mateus, foi um dos que se comprometeram com a produção de um diagnóstico preciso sobre os problemas de evasão do curso. “Foi muito importante essa vinda do reitor a Sobral para estreitar laços e perceber algumas particularidades que são difíceis de se notar a distância. Vamos apresentar à Diretoria e à Reitoria o detalhamento dessa necessidade de pessoal, que pode solucionar parte dos problemas que temos enfrentado”, adiantou, tangenciando também a questão do retorno presencial. “Nas práticas instrumentais, boa parte da nossa formação precisa desse contato diário humano, de uma presença cotidiana. Espero que, até lá, tenhamos condições sanitárias e saúde para retomar o trabalho que viemos construindo com tanto zelo”, completou.

COMPROMETIDOS COM O RETORNO – O encontro foi encerrado em clima de colaboração e expectativa tanto para a conclusão das obras quanto para a superação dos problemas de desempenho e a retomada da rotina presencial do campus. No que depender da Diretoria, tanto o Campus do Derby quanto o de Mucambinho vão respirar, em breve, ares mais movimentados, ainda que de máscaras e com distanciamento. “Vamos voltar e, certamente, responder a isso que o reitor apresentou. São problemas que ainda não conseguimos resolver em definitivo, mas já sabemos por onde começar. Eu, como vice-diretor e coordenador de programas acadêmicos, abraçarei boa parte dessa responsabilidade de mudar. Não é problema só da Reitoria”, afirmou o Prof. Mário Áureo Gomes.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300