Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH promove ações de saúde mental para profissionais da saúde e público em geral

Cuidar da nossa saúde mental deve ser tão importante quanto estar atento ao bem-estar físico. Em concordância com essa premissa, desde 2014 que as instituições públicas e privadas de todo o País promovem a campanha "Janeiro Branco", que aborda a importância dos cuidados no campo da saúde mental e emocional. O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, composto pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), integra esse movimento através de ações de prevenção e tratamento psicossociais voltadas aos seus profissionais e também ao público em geral.

Imagem: Foto da fachada do Hospital Universitário Walter Cantídio

Uma das iniciativas é o Projeto Conectados, que atua na atenção à saúde mental dos profissionais e residentes do HUWC e da MEAC. Criado em 2020, no início da pandemia de covid-19, é composto por uma equipe multiprofissional dos dois equipamentos de saúde. Realiza momentos presenciais e on-line de atendimento psicológico, constelação sistêmica e práticas integrativas, como alongamento, exercícios de respiração e relaxamento. Entre os anos de 2020 e 2021, o Conectados registrou mais de 1.400 atendimentos a profissionais e alunos, repercutindo em índice de 86% de diminuição de perdas de dias de trabalho ocasionadas por problemas de saúde mental entre os participantes.

Como ação especial para este mês de janeiro, o projeto divulgou conteúdos sobre saúde mental produzidos por psicólogas, enfermeira, assistente social e terapeutas ocupacionais, no canal do Instagram do Complexo Hospitalar da UFC (@complexohospitalardaufc). Realizou ainda palestras virtuais sobre a temática, que podem ser conferidas no canal do YouTube do Complexo.

Outra ação, voltada à comunidade, é o acolhimento psicossocial do Programa de Apoio à Vida (PraVida), projeto de extensão da UFC. Conduzido pelo Serviço de Psiquiatria do HUWC, o PraVida atua há 18 anos com assistência terapêutica e prevenção de suicídio. Envolve estudantes de Medicina, Psicologia e Serviço Social da Universidade para o atendimento a pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde e por outros hospitais, diagnosticados com alto risco de suicídio. Os atendimentos acontecem às quintas-feiras, no período da tarde.

O psiquiatra da MEAC Igor Emanuel Martins reforça que o "Janeiro Branco" traz visibilidade para um assunto que é extremamente estigmatizado, como uma forma de chamar a atenção para a temática. Já se sabe que uma grande parte da população terá um acometimento psíquico grave ou algum transtorno ao longo da sua vida e, dada essa prevalência, há impactos diretos na vida social, recreativa e até no trabalho dos indivíduos. Por isso, enfatiza o profissional, a importância de se identificar o que pode ser um sinal de alerta de problema no campo mental. "Eu costumo falar que tem quatro coisas a serem avaliadas: a frequência dos sintomas, a intensidade deles, a permanência deles e o grau de disfunção ou sofrimento que eles causam na vida das pessoas".

Mais informações sobre o PraVida podem ser obtidas pelos telefones (85) 3366 8149 e 98400 5672, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fones: (85) 3366 8577 e 3366 8183