Pesquisadores apresentam aplicativo e álbum de figurinhas que mapeiam músicas sobre Fortaleza

Professores e pesquisadores ligados ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará apresentaram ao público, na terça-feira (15), um aplicativo para celular e um álbum de figurinhas, ambos nomeados como Fortaleza em Música. O evento de lançamento ocorreu na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato ‒ Av. da Universidade, 2346, Benfica, em Fortaleza).

Imagem: Ao ativar o aplicativo Fortaleza em Música no celular, o usuário terá acesso às canções localizadas no mapa da cidade, podendo ouvir as músicas e conferir informações sobre as composições, os locais representados e os artistas (Imagem: Divulgação)

Os produtos foram elaborados a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto maior, também denominado Fortaleza em Música, que tem se dedicado a cartografar as composições musicais que retratam a capital cearense, seus bairros e diversos espaços, como ruas, praças e praias. Até o momento foram catalogadas 200 músicas, de 90 artistas, em um trabalho que incluiu ainda a realização de 36 entrevistas com compositoras e compositores.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o lançamento

APLICATIVO ‒ Ao ativar o aplicativo Fortaleza em Música no celular, o usuário terá acesso às canções localizadas no mapa da cidade, podendo ouvir as músicas e conferir informações sobre as composições, os locais representados e os artistas. Além de apresentar esse repertório musical ao público em geral, o aplicativo funciona como um banco de dados aberto e gratuito, que pode colaborar com a pesquisa sobre tais representações acerca da cidade. Por enquanto, o software estará disponível para aparelhos com sistema operacional Android; em breve, deverá ser disponibilizada também a versão para o sistema IOS.

A ferramenta permite, ainda, que os próprios usuários colaborem com a pesquisa, indicando outras composições a serem incluídas no mapeamento e registrando depoimentos de suas vivências com as músicas e os espaços da cidade.

ÁLBUM DE FIGURINHAS ‒ O livro ilustrado é composto por figuras dos espaços relacionados às músicas compiladas pelo projeto. A obra é fruto do trabalho de conclusão de curso dos publicitários Vitor Alves e João Gabriel Freitas, graduados em Publicidade e Propaganda pela UFC, sob orientação da Profª Sílvia Belmino. São 50 páginas reunindo fotografias e pequenas ilustrações, além de informações sobre as músicas, letras, seus autores e os espaços cantados da cidade. O livro foi impresso em formato A4 e as figurinhas têm dimensão de 5x7 centímetros, conforme padrão do mercado.

SOBRE O PROJETO ‒ O Fortaleza em Música é uma realização do Grupo de Imagem, Consumo e Experiência Urbana (GICEU), do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC) e da Assembleia Legislativa do Ceará. O projeto foi criado em 2018 e tem participação dos pesquisadores Sílvia Helena Belmino, Fábio Marques, Robson Braga e Thaís Aragão, com colaboração de Andrew Noronha, Vitor Alves, João Gabriel Freitas, Pedro Campos, Rikelme Souza e Renan Matos Brito.

Fonte: Profª Sílvia Belmino, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e coordenadora do projeto – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.