Pós-Graduação em Engenharia Agrícola realiza defesa de tese em cotutela com universidade alemã

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, teve tese de doutorado defendida em regime de cotutela na última terça-feira (8), em parceria com a Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin), na Alemanha.

O trabalho é de autoria do pesquisador Pedro Alencar, integrante do Grupo de Pesquisa Hidrossedimentológica do Semiárido (HIDROSED). O então doutorando desenvolveu tese sob orientação do Prof. José Carlos de Araújo (UFC) e da Profª Eva Paton (TU Berlin).

Imagem: O pesquisador Pedro Alencar

A tese, intitulada Too much, too little: entropy and statistics as tools for hydrology: a science of irregular distribution of data and events, foi aprovada com nota máxima por unanimidade pelos avaliadores. Pedro foi agraciado, inclusive, com a Summa Cum Laude, distinção acadêmica raramente concedida, destinada a apenas as melhores teses na instituição alemã.

No trabalho, Pedro tratou de estudar problemas relacionados à abundância e à escassez de dados e de água. "Os problemas analisamos foram a modelagem de voçorocas, a modelagem de transporte de sedimentos em bacias hidrográficas e também flash droughts ["secas instantâneas", no inglês], um fenômeno bem recentemente estudado, que são secas de curta duração e alta intensidade. É um processo bem comum, já identificado em zonas mais temperadas, como na Alemanha", explica o pesquisador.

"Foi um processo bem duro", diz Pedro. "Estabelecemos base para futuros estudantes que tenham interesse de vir para cá fazer esse trabalho. Também demos um exemplo, mostrando que a gente da UFC tem boa capacidade de fazer boa ciência", comenta.

A pesquisa teve suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do projeto ENTROPIA – Avanços na Modelagem Sedimentológica Usando o Princípio da Entropia Máxima, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O desenvolvimento do trabalho foi feito no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), no projeto Impacto das Mudanças Climáticas sobre os Recursos Naturais em Regiões Secas, e do programa mantido pela CAPES e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), por meio de bolsa de doutorado sanduíche.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.