UFC inaugura, nesta quinta-feira (17), laboratório de alta tecnologia em nível de biossegurança para pesquisas de ponta com vírus ativos

A Universidade Federal do Ceará inaugura nesta quinta-feira (17), às 9h30min, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), na Faculdade de Medicina (FAMED), o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 – NB3 – NBA3. A nova estrutura no Campus do Porangabuçu representa "um marco na pesquisa em virologia no Estado do Ceará", diz o diretor da FAMED, Prof. João Macedo. O laboratório permitirá pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da covid-19, além de fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letais.

Paradoxalmente, o laboratório que tantos benefícios trará para sociedade com mais pesquisas científicas pode ser considerado um legado da terrível pandemia de covid-19, que já fez mais de 630 mil mortos no Brasil e ultrapassou os 25 mil casos letais no Ceará. O diretor da FAMED explica que o laboratório nasceu a partir da necessidade de estudos mais avançados com bioagentes de grande poder de transmissão e que exigem um nível de segurança maior.

Imagem: Cientista maneja equipamento no laboratório"Com a implantação desse laboratório vamos poder estender as pesquisas com o SARS-CoV-2 para [agentes de] outras viroses que são endêmicas no Brasil e representam um grande desafio em termos de saúde pública, como os vírus da chikungunya, da zika e outros", informa João Macedo. Ele ressalta que, embora esteja sediado na FAMED, o laboratório poderá servir a pesquisadores de outras unidades da UFC e há perspectivas de colaboração também com outras universidades.

Veja outras imagens do laboratório no Flickr da UFC

MÁXIMA SEGURANÇA – Laboratórios de segurança biológica desse tipo são projetados e equipados para manipular com segurança patógenos – organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro – e outros materiais potencialmente perigosos. Os níveis de biossegurança – BSL, na sigla em inglês – variam de 1 a 4 (risco mínimo a risco máximo).

A vice-diretora da Faculdade de Medicina, Profª Danielle Macedo, explica que um laboratório BSL-3, como é o da UFC, geralmente é utilizado para trabalhar com agentes patogênicos perigosos com potencial de transmissão respiratória e que podem causar infecção grave, até letal. Nessa classificação está, por exemplo, o SARS-CoV-2, vilão da pandemia de covid-19.

Para garantir a segurança da equipe e instalações, ela esclarece que os "laboratórios BSL-3 incorporam uma variedade de equipamentos de contenção primária, como cabines de segurança específicas para manuseio de materiais com nível de risco alto ou desconhecido".

Confira vídeo da UFCTV sobre o novo laboratório:

Com relação à engenharia de instalações, outro aspecto que ela ressalta são os sistemas de contenção secundária. Essas instalações utilizam sistemas e controles de climatização sofisticados. Por exemplo, esses laboratórios devem usar fluxo de ar controlado ou direcional com pressão interna negativa, para evitar saída de contaminantes. "Outros recursos de segurança projetados incluem um requisito de entrada através de duas portas de fechamento automático e intertravadas, ausência de janelas, além de pisos e paredes vedados e sistemas de ventilação filtrados", detalha.

A vice-diretora acrescenta que os laboratórios BSL-3 também devem contar com equipamentos "para descontaminar resíduos de laboratório usando uma autoclave, bem como todo o descarte de água deve ocorrer após tratamento químico ou térmico".

No tocante à equipe, esta deve ser supervisionada por cientistas treinados para acompanhar todos os processos e procedimentos que envolvem materiais infecciosos. Esse tipo de laboratório, segundo ela, também tem restrições de acesso apropriadas enquanto o laboratório está ativo. No prédio, também funcionará um biotério, onde poderão ser feitos testes com animais, além de um laboratório de análises equipado com o que há de mais moderno na área.

Imagem: No laboratório também funcionará um biotério e todos os equipamentos são o que existe de mais moderno (Foto: Ribamar Neto/UFC)

SOLUÇÕES PARA A SOCIEDADE – O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, considera a criação do Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 uma das maiores conquistas da Universidade: "Estamos dando ao nosso pessoal da área da saúde a capacidade plena de pesquisa". Ressalta que a Instituição hoje "está focada em pesquisa, em empreendedorismo, em inovação, ou seja, a UFC quer apresentar soluções de que tanto necessita a sociedade".

Com uma unidade da mais alta qualidade e segurança máxima como o novo laboratório, com equipes preparadas e outras em preparação, o reitor entende que "a UFC terá sua capacidade de pesquisa consideravelmente mais especializada, muito mais forte e muito mais abrangente a partir desta quinta-feira".

Na obra do laboratório foi investido cerca de R$ 1,5 milhão. A construção do prédio, sob a responsabilidade do engenheiro civil Francisco José de Abreu Machado, da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), lotado na FAMED, e a implantação do laboratório, a cargo da empresa especializada Biosafe, representaram um grande desafio por terem sido realizadas em plena pandemia. Os serviços tiveram início em fevereiro de 2021 e foram concluídos em janeiro deste ano.

Fontes: Prof. João Macedo, diretor da Faculdade de Medicina da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Danielle Macedo Gaspar, vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.