UFC atinge recorde de captação de recursos para financiamento de pesquisas em 2021

A Universidade Federal do Ceará aumentou em cerca de 80% a captação direta de recursos extraorçamentários para o financiamento de projetos na Instituição no ano de 2021. A quantia passou de R$ 23 milhões em 2020 para R$ 41 milhões no ano passado, obtida através de parcerias de pesquisa e inovação com indústrias, empresas, comércio, institutos, fundos de investimento e fundações. Segundo levantamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC, esse é o valor recorde de acordo com a série histórica iniciada pelo órgão em 2018.

Imagem: pesquisadora observa material em microscópio

O montante vem sendo destinado na Universidade para financiar bolsas de pesquisa e aquisição de equipamentos para laboratórios, contribuindo assim para a formação de recursos humanos de excelência em ciência e tecnologia. Os projetos contemplados pelas verbas se dividem em três grandes áreas: Engenharias, representando 39%; Ciências da Computação, que atingiram 37%; e Ciências da Vida, configurando 24% do total.

Uma dessas iniciativas é coordenada pelo Prof. Emanuel Rodrigues, do Departamento de Computação da UFC: trata-se de uma residência tecnológica em segurança da informação, integrante de pesquisa desenvolvida com a empresa sul-coreana Samsung e o instituto SiDi. O estudo irá fornecer bolsas de estímulo à inovação para 20 alunos, que realizarão atividades práticas em projetos realizados pela multinacional asiática. Avalia o docente que os valores captados serão fundamentais para a formação de recursos humanos em uma área ainda com grande demanda de profissionais especializados.

"O treinamento será intensivo e em alto nível, pois os alunos receberão conhecimentos teóricos e práticos de um corpo docente de excelência e de experts do SiDi e da Samsung. O recurso financeiro recebido da empresa será usado majoritariamente para o pagamento das bolsas para os alunos residentes, bem como a remuneração de monitores, professores e pesquisadores de inovação. Está prevista também a compra de notebooks para os estudantes e as respectivas licenças de software necessárias para a realização dos estudos", detalha.

RESULTADOS – Comenta o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, que a cifra recorde obtida em 2021 para as pesquisas na Instituição demonstra a retomada dos investimentos na Universidade, que haviam sofrido um decréscimo em 2020 por conta da pandemia de covid-19. "É um resultado fantástico! Creio que há pelo menos dois fatores importantes na explicação desse crescimento: a qualificação crescente do nosso corpo de pesquisadores e a atuação institucional e pessoal do reitor Cândido Albuquerque, que abraçou a causa da pesquisa e da inovação como eixos centrais de sua gestão. Nota-se um esforço claro para abrir a Universidade, facilitando o acesso e a interação de empresas com nossos pesquisadores, e ainda reduzir a burocracia envolvida no estabelecimento das parcerias", afirma.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destaca a importância desse aporte orçamentário para o desenvolvimento dos estudos na UFC e consequentes impactos na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. "Desde 2019 que a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação formam a base da ação da UFC; e você só faz isso se as agências de fomento e as parcerias público-privadas forem efetivadas. A administração superior e todos os pesquisadores da Universidade estão focados nisso, pois a UFC tem uma capacidade de pesquisa muito grande e precisamos de recursos. Estamos batendo nas portas e os resultados já começaram a aparecer: crescemos 17 pontos em inovação e tivemos mais de 20 patentes em dois anos e isso só foi possível com as parcerias, o que mostra que estamos no caminho certo", declara.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.