CONSUNI homologa cursos tecnólogos do Campus de Itapajé e aprova título de Doutor Honoris Causa para empresário Beto Studart

Em reunião remota ocorrida na tarde desta quarta-feira (23), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará votou pela homologação definitiva dos três cursos de graduação do Campus Jardins de Anita, em Itapajé, e aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa para o administrador Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, conhecido no meio empresarial como Beto Studart.

Imagem: A pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros (em primeiro plano), fala a servidores e estudantes na aula inaugural do Campus de Itapajé; unidade obteve homologação definitiva dos cursos no CONSUNI. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Uma das pautas tratou da homologação das Resoluções ad referendum do CONSUNI de números 11, 12 e 13, de 27 de abril de 2021, que aprovaram a criação dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Segurança da informação, todos na modalidade tecnólogo e ofertados pelo mais recente campus da UFC, que iniciou as atividades em setembro do ano passado no município de Itapajé.

Tendo como relatora dos processos a Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, pró-reitora de Graduação, a pauta foi aprovada por 26 dos conselheiros (de um total de 28 votantes), com duas abstenções. Na leitura de seu voto, ela apresentou o posicionamento da PROGRAD a respeito da homologação, relatando que o credenciamento dos cursos de Itapajé foi realizado em conformidade com os procedimentos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). A relatora reconstituiu o percurso do campus, que entrou em funcionamento no semestre de 2021.2 e teve boa procura por parte de inscritos, apesar de sua oferta excepcionalmente ter ocorrido no Sistema de Seleção Unificada (SISU) do meio do ano passado.

Segundo a Profª Ana Paula, o curso tem suprido demanda regional por formação na área de Tecnologia da Informação, tendo as vagas majoritariamente preenchidas por estudantes locais – 62% com origem em Itapajé, 5% em Uruburetama, 5% em Itapipoca e 5% em Fortaleza, com o restante das vagas ocupadas por candidatos de outros municípios e estados. Foram detalhadas ainda questões como pessoal, infraestrutura e a avaliação do alunado sobre a qualidade do campus e de seus cursos. "Com base em todos esses dados, a PROGRAD manifesta parecer favorável à homologação das resoluções ad referendum que aprovaram a criação dos três cursos", finalizou a pró-reitora.

CONTRIBUIÇÃO INDUSTRIAL – A pedido do reitor Cândido Albuquerque no início da sessão, também houve a inclusão de outra pauta na reunião do CONSUNI, referente à concessão do título de Doutor Honoris Causa ao administrador e empresário cearense Jorge Alberto Vieira Studart Gomes (Beto Studart), presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) de 2014 a 2019 e proprietário de negócios nas áreas imobiliária, financeira, de tecnologia da informação e de tecnologia médica.

Imagem: Print de tela da reunião online do CONSUNI mostra o conselheiro Sampaio Filho em primeiro plano. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

O relator do processo foi o conselheiro José Sampaio de Souza Filho, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC). Em seu voto, Sampaio Filho disse ser favorável à outorga da honraria devido ao fato de "a personalidade, o trabalho e as relações humanas do homenageado se mostrarem configuradores do perfil requerido pela academia para que ele seja dignatário do título". O conselheiro destacou, em seu parecer, a vinculação do empresário ao desenvolvimento da cultura, da ciência e das humanidades no nosso Estado, com ações cujos ecos beneficiaram a UFC e os segmentos acadêmicos que a compõem.

"É uma forma de reconhecer um trabalho que perpassou diversas esferas. Quando à frente da presidência da FIEC, Beto Studart apoiou um projeto muito importante: as rotas estratégicas setoriais, com o horizonte temporal de 2025. O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) participou ativamente desse programa, na rota de economia do mar, o que criou uma boa base para que o atual presidente pudesse seguir adiante na parceria conosco", resgatou a diretora do LABOMAR, Ozilea Menezes, uma das conselheiras favoráveis ao título.

Também se manifestou favorável o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque. Ele compartilhou a experiência de, em 2016, realizar atividades didáticas do Curso de Engenharia Civil dentro do canteiro de obras do prédio BS Design, pertencente ao grupo empresarial do homenageado. "A BSPAR preparou uma sala de aula lá, para a qual íamos toda sexta-feira. Pudemos conversar com projetistas, inclusive de fases futuras do empreendimento. Aquilo marcou muito, porque ficou visível a percepção e a sensibilidade do industrial para com as demandas da Universidade", contou o Prof. Augusto, acrescentando que Beto Studart esteve na abertura da disciplina e deu uma aula de empreendedorismo para os estudantes.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, também votou a favor, fazendo um adendo: "Conheço [Beto Studart] há mais de 50 anos, e sou testemunha de toda a sua dedicação em prol da nossa sociedade. Na presidência da FIEC, representou um marco no fortalecimento e na aproximação da UFC com o mundo empresarial".

Aprovada a outorga por 27 votos a favor (com duas abstenções), Jorge Alberto Vieira Studart Gomes será ladeado por personalidades como a escritora Rachel de Queiroz (13 de agosto de 1981), o médico Adib Jatene (30 de junho de 1992) e o cantor Chico Buarque (23 de novembro de 1998), todos laureados com o título de Doutor Honoris Causa pela UFC em diferentes momentos de sua história.