Procurar no portal

Administração reúne-se com diretores de unidades para discutir planos operacionais e engajar comunidade no retorno presencial

Com o encerramento do ano letivo de 2021 e a aproximação da data de retorno às atividades acadêmicas presenciais (16 de março), a administração superior da Universidade Federal do Ceará reuniu-se, nesta quinta-feira (24), com as direções das unidades acadêmicas para compartilhar informações atualizadas sobre os planos operacionais de retorno e sanar as principais dúvidas.

Imagem: Foto do andar superior da Reitoria mostrando o brasão da Universidade. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

O encontro, realizado remotamente para permitir a participação de todas as unidades (inclusive os cinco diretores dos campi no interior do Estado), foi aberto pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, que sinalizou como linha guia do retorno presencial três pilares: bom senso, segurança e integridade. "Eu não tenho dúvidas de nossa boa vontade e capacidade de superar este momento. Vamos, em breve, declarar aqui no Brasil o fim da pandemia, como muitos países já estão fazendo. Mas será preciso conviver com esse vírus em um estado endêmico e continuar tendo cuidado. Vamos retomar nossa rotina acadêmica, após dois anos sem aulas presenciais. É hora de nos esforçarmos coletivamente para recuperar os prejuízos", afirmou o dirigente máximo.

O vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, também acompanhou a reunião e fez menção ao Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 da UFC, por ele presidido. Segundo o gestor, nesta reta final da pandemia, as mudanças estão sendo muito rápidas e, dentro desse contexto, tanto o Comitê quanto a administração têm tentado se posicionar da maneira mais lúcida e eficiente possível. "Os senhores podem ficar tranquilos que vamos tentar atender a todas as demandas da maneira mais justa, seguindo rigorosamente as determinações das autoridades sanitárias", disse.

Além da discussão setorializada, foram socializadas algumas medidas, como, por exemplo, que o Centro de Ciências continuará a ajudar a comunidade no processo de higienização com a preparação de álcool 70% para uso nas unidades acadêmicas, o mesmo ocorrendo com a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), que também disponibilizou a capacidade de produção da Farmácia-Escola para reforçar o fornecimento do insumo.

O reitor informou, ainda, que foi criada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) uma nova funcionalidade no processo de matrícula, na qual o estudante informa, para concluir o processo, seu status de vacinação. "Isso nos ajudará a ter um panorama mais real da cobertura vacinal no corpo discente", explicou o Prof. Cândido Albuquerque.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, comentou com os presentes que tudo que a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Reitoria planejaram, com relação às situações de excepcionalidade concernentes ao regime presencial, se aplica ao universo da pós-graduação: "Estamos alinhados naturalmente, e o mesmo ocorrerá nos nossos cursos stricto sensu".

De acordo com a pró-reitora de Graduação Ana Paula de Medeiros, a administração trabalha com a realidade do retorno presencial integral às salas de aula, com exceção dos casos nos quais o docente se enquadra nas restrições da  Instrução Normativa nº 90, do Ministério da Economia, devido a comorbidades. Também estão previstas algumas situações em que parte da carga horária das disciplinas poderá continuar remota. Todas as situações permitidas são informadas no documento "Orientações para o semestre 2022.1", preparado pelas pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE).

Com relação aos alunos, o guia será o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), que traz uma lista de comorbidades que permitirão aos estudantes com essas condições aderir a um regime extraordinário, semelhante ao já existente regime especial na graduação.

Print de tela de reunião virtual da administração com os diretores de unidades acadêmicas; em destaque, o reitor Cândido Albuquerque. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

IMPRESSÕES DOS DIRETORES – O sentimento geral entre os diretores das unidades foi de que o retorno é desejado e necessário. O pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, disse que os gestores precisam ter a compreensão de que serão enfrentados novos desafios, afinal toda a Universidade passou dois anos funcionando de uma forma emergencial. "Haverá ajustes, obviamente. A administração tem feito tudo o que pode para garantir que o retorno seja adequado à realidade que estamos enfrentando", assegurou.

Já está tudo pronto, por exemplo, para o XIV Curso Pré-Engenharias, um dos momentos mais esperados do ano no Centro de Tecnologia. Com ampla programação feita para os calouros, com aulas (álgebra, cálculo e programação), orientação acadêmica e momentos de interação, o evento ocorrerá de 7 a 11 de março, de maneira híbrida, oferecendo programações on-line e presenciais no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. "Vamos fazer nossa 14ª edição, com uma semana de atividades antes do início das aulas. Vejo o interesse da comunidade em voltar. A visão que tenho aqui do CT é de que a maioria quer retornar presencial, embora exista certa ansiedade em conhecer a logística desse retorno", contou o diretor do CT, Prof. Carlos Almir Holanda.

O Prof. Cícero Miranda, diretor do Centro de Humanidades, trouxe a questão da vacinação prioritária de professores e servidores da educação. De acordo com ele, já que a imunização antecipada foi realizada justamente para aliviar o impacto da pandemia nas escolas, faculdades e universidades, não faria sentido resistir ao retorno presencial.

Algumas participantes, como Maria Eleni Silva (diretora do IEFES) e Sônia Oliveira (diretora do CCA), pautaram questões pontuais das suas unidades e receberam as informações pertinentes, bem como a reafirmação do compromisso de que todo o esforço está sendo feito para preparar a Universidade para o retorno presencial.

O reitor agradeceu as sugestões trazidas na reunião e aproveitou o questionamento para sinalizar positivamente com a criação de um canal para que diretores de unidades acadêmicas possam levar suas dúvidas mais localizadas diretamente ao Comitê. A questão será tratada pela gestão nos próximos dias e terá seu encaminhamento divulgado via UFC Informa, instância que pretende lançar uma campanha de sensibilização sobre os protocolos de retorno.

Estiveram presentes à reunião, conduzida pelo reitor Cândido Albuquerque, o vice-reitor Glauco Lobo e os  pró-reitores Ana Paula de Medeiros (Graduação), Augusto Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional), Almir Bittencourt (Planejamento e Administração), Elizabeth Daher (Extensão), Geovana Cartaxo (Assuntos Estudantis), Rodrigo Porto (Pesquisa e Pós-Graduação) e Telma Araújo (adjunta de Gestão de Pessoas).

A reunião teve boa adesão dos diretores, contando com a presença dos professores Lívio Freire (diretor do Campus da UFC em Crateús), Márcio Veras Corrêa (diretor do Campus da UFC em Itapajé), Alberto Lima (vice-diretor do Campus da UFC em Itapajé), Andreia Libório (diretora do Campus da UFC em Quixadá), Paulo de Tarso Oliveira (vice-diretor do Campus da UFC em Quixadá), Lindberg Gonçalves (diretor do Campus da UFC em Russas), João Guilherme Matias (diretor do Campus da UFC em Sobral), Regina Célia Monteiro (diretora do Centro de Ciências), Sônia Oliveira (diretora do Centro de Ciências Agrárias) e Cícero Miranda (diretor do Centro de Humanidades).

Também participaram os docentes Carlos Almir Holanda (diretor do Centro de Tecnologia), Maurício Benevides Filho (diretor da Faculdade de Direito), Paulo Matos (diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC), Danielle Peres (vice-diretora da FEAAC), Heulalia Charalo Rafante (diretora da Faculdade de Educação). Lidiany Rodrigues (diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE), João Macedo (diretor da Faculdade de Medicina), Ozilea Menezes (diretora do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR), Marco Túlio Costa (diretor do Instituto de Cultura e Arte – ICA); Araguacy Filgueiras (vice-diretora do ICA), Maria Eleni Silva (diretora do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES) e Gabriel Paillard (diretor do Instituto UFC Virtual).

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300