Biblioteca Universitária recebe cadastro de novos usuários; saiba como acessar o acervo

Formado por 19 unidades, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará é composto por livros, dissertações, teses, monografias, folhetos, periódicos, artigos de periódicos, mapas, slides, dentre outros materiais. Atualmente são mais de 300 mil exemplares de livros impressos e em torno de 8 mil obras eletrônicas disponíveis para consulta local e empréstimo à comunidade universitária da UFC.

O Sistema de Bibliotecas pode ser acessado por estudantes de graduação, pós-graduação – mestrado, doutorado, especialização e residência vinculada ao Complexo Hospitalar –, docentes e servidores técnico-administrativos. Os alunos das Casas de Cultura Estrangeira também podem realizar cadastro, mas com acesso restrito à Biblioteca das Casas de Cultura.

Imagem: Foto de um corredor de biblioteca. As colunas das estantes são da cor azul e as prateleiras são da cor cinza. Todas estão repletas de livros (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Confira como fazer o seu cadastro na biblioteca:

Estudantes – É necessário possuir comprovante de matrícula para o cadastro, que pode ser feito presencialmente nas bibliotecas ou de forma virtual, por meio do CadOnline. Para tanto, preencha o formulário eletrônico. Nele, é preciso anexar o atestado de matrícula, documento com foto (frente e verso) e comprovante de residência. É necessário ter atenção durante o preenchimento dos dados pessoais, pois é com base neles que a biblioteca entra em contato com solicitante do cadastro para informar o andamento da solicitação.

Professores e residentes do Complexo Hospitalar – O CadOnline também pode ser usado por servidores docentes, técnico-administrativos e residentes. Nesses casos, em vez de atestado de matrícula, deve ser anexado o contracheque mais recente. Além do contracheque, docentes temporários devem apresentar comprovante de tempo de permanência no cargo. Integrantes de ambos os grupos também devem anexar ao formulário do CadOnline um documento de identificação (frente e verso) e comprovante de residência.

NORMAS DE EMPRÉSTIMO – Após o cadastro, é possível pegar até 16 exemplares pelo prazo de 30 dias. É possível renovar empréstimos, desde que não haja reserva para as obras pelo Meu Pergamum. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos telefones (85) 3366 9508 e (85) 3366 9507.