Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis lança editais para seleção de bolsistas e de projetos

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC lançou dois editais de assistência estudantil na terça-feira (8). O primeiro trata dos auxílios disponíveis a estudantes de graduação e o segundo, da seleção de projetos para atuação de bolsistas.

Imagem mostra entrada do restaurante universitário do campus do Pici, com diversos estudantes na frente

O Edital nº 3/22 oferece os seguintes benefícios: auxílio-creche, auxílio-moradia, auxílio emergencial, Bolsa de Iniciação Acadêmica e isenção da taxa do Restaurante Universitário (RU). Podem participar da seleção alunos dos campi de Fortaleza e do Interior.

Para se inscrever no processo seletivo, o estudante deverá acessar o Portal do Discente, no SIGAA, no período de 16 a 23 de março de 2022, e atualizar o cadastro socioeconômico. As orientações sobre como realizar a inscrição e anexar a documentação comprobatória serão divulgadas na página da seleção até o dia 16 de março.

O discente realizará primeiro o cadastro socioeconômico e, em seguida, deve escolher os anúncios referentes a cada benefício, anexando a documentação comum a cada um deles, bem como a específica, se for o caso.

Nesta edição do processo seletivo, ocorreram as seguintes implementações:

- Os estudantes que foram deferidos nos processos seletivos de 2021 e possuem documentos no banco de dados poderão atualizar as informações. O upload de documentos ocorrerá somente se houver a necessidade de atualização;

- Os estudantes que obtiveram a bolsa de iniciação acadêmica pela primeira vez em 2021 poderão solicitar a renovação do benefício, apresentando apenas a documentação específica;

- Estudantes que tiveram isenção da taxa do Restaurante Universitário até o ano de 2020 ou beneficiários do auxílio alimentação emergencial deverão solicitar o benefício de isenção previsto do Edital 03/2022 para ter continuidade no recebimento. Todos os processos seletivos, desde o ano de 2021, têm sido realizados por sistema informatizado;

- Os estudantes com isenção concedida até o ano de 2020 e os que foram beneficiários ativos do auxílio alimentação emergencial até o mês de março que estiverem matriculados em disciplinas de graduação no semestre de 2022.1 poderão ter acesso ao Restaurante Universitário como isentos até a divulgação do resultado final do processo seletivo.

Dúvidas podem ser sanadas com o contato de cada campus da UFC, conforme disposto na página da PRAE.

INSCRIÇÃO DE PROJETOS - Também foi publicado o Edital nº 4/22, que seleciona projetos para atuação de bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica nos campi de Fortaleza e Interior. Serão ofertadas até 1.800 bolsas.

São autorizados a inscrever projetos e ser responsáveis por bolsistas os servidores (docentes e técnico-administrativos) da Universidade Federal do Ceará. O prazo para inscrições vai de 16 a 24 de março.

O Programa de Iniciação Acadêmica tem por objetivo proporcionar aos estudantes de cursos presenciais de graduação da UFC, que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica, meios para sua iniciação ao ambiente e às atividades universitárias. São atendidos preferencialmente os discentes de semestres iniciais, de modo a garantir sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório na Instituição.