Equipe de criação do capacete Elmo receberá Medalha da Abolição, maior honraria do Estado do Ceará

Em mais uma ação de reconhecimento ao projeto do capacete de respiração assistida Elmo, a equipe responsável pela criação do equipamento será agraciada com a Medalha da Abolição, maior honraria concedida pelo Estado do Ceará.

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana em live transmitida através das redes sociais na terça-feira (8). “O Elmo foi o capacete que salvou vidas durante essa pandemia. Criado por cientistas cearenses, é o resultado de uma força-tarefa liderada pela Escola de Saúde Pública”, disse.

Imagem: ao redor de uma mesa onde está o capacete elmo, aparecem, da esquerda para a direita, o diretor da ESP, Marcelo Alcântara; o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; e o reitor da UFC, Cândido Albuquerque

O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, também aponta os esforços coletivos empreendidos pelas universidades e entidades diversas no desenvolvimento do capacete. “No decorrer da pandemia, vimos que a tragédia humana e humanitária da covid-19 foi também um momento para que as pessoas e as instituições se superassem, dando contribuições significativas para a sociedade. Nós mostramos, com o Elmo, que nenhuma instituição sozinha seria capaz de produzi-lo. Juntos, nós fizemos", destacou.

CERIMÔNIA – A solenidade de entrega da Medalha da Abolição, que também reunirá os agraciados dos anos de 2020 e 2021, será realizada no próximo dia 25 de março, no Palácio da Abolição. Instituída em 1963, a honraria reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil.

SOBRE O ELMO – Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da SESA, ESP-CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-Ceará), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ESP-CE.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.