Pós-Graduação começa semestre com aula magna com pesquisador internacional de tecnologias 6G

A Pós-Graduação da UFC retoma suas atividades neste ano letivo com a aula magna “É muito cedo para falar de 6G? Tendências em segurança, inteligência e autonomia”, a ser proferida pelo Prof. Luiz DaSilva. O Prof. DaSilva é pesquisador vinculado ao Instituto Politécnico da Virgínia (EUA) e diretor do Centro Ciber-Iniciativa da Comunidade do Estado de Virgínia, instituição que tem como propósito criar um ecossistema de pesquisa e desenvolvimento em temas relacionados a Internet e tecnologias digitais.

O evento virtual será realizado na quarta-feira (16), às 19h30min, e poderá ser assistido pela página da UFC no You Tube. A palestra é aberta a toda a comunidade acadêmica e aos demais interessados e abordará temas como cibersegurança, inteligência artificial e integração da tecnologia na vida cotidiana das pessoas. A moderação será feita pelo Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

Imagem: Foto do Prof. DaSilva em primeiro plano. Homem branco, vestindo blazer escuro, sem gravata, de de óculos de grau preto. O fundo da foto está desfocado e não é possível identificar elementos. (Foto: Divulgação)

Brasileiro de nascimento, o Prof. DaSilva obteve seu mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Kansas (EUA). Antes de ser diretor-executivo da Ciber-Iniciativa, foi professor no Trinity College Dublin, onde dirigiu o Centro de Pesquisa em Redes do Futuro (Connect) do governo irlandês.

O pesquisador também integra o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), na categoria “Fellow”, por suas contribuições sobre redes cognitivas e gerenciamento de recursos em redes sem fio. Ele foi pioneiro na aplicação da teoria dos jogos para analisar e projetar redes sem fio, sendo autor do primeiro livro sobre o tema. Também é responsável pelo trabalho seminal sobre redes cognitivas e compartilhamento de espectro. É autor de dois livros e mais de 250 artigos revisados ​​por pares.

“O papel da aula magna é atualizar a comunidade acadêmica e toda a sociedade interessada em temas atuais e relevantes, trazendo resultados de pesquisas recentes e suas implicações na sociedade. Como resultado disso, esperamos que a palestra do Prof. DaSilva inspire pesquisadores a buscar soluções e inovações para as relevantes questões que serão abordadas em sua aula”, diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.