Com sede no LABOMAR, Observatório Costeiro e Marinho do Ceará será lançado nesta quarta-feira (16)

O Ceará contará, a partir desta semana, com um Observatório Costeiro e Marinho. A iniciativa é pioneira no Nordeste brasileiro e reunirá uma rede de profissionais e pesquisadores atuantes no campo da conservação e manutenção do ambiente costeiro e marinho do estado.

O programa, que terá sede no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, será lançado nesta quarta-feira (16), às 9h, em cerimônia virtual transmitida pelo canal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) no YouTube.

O Observatório Costeiro e Marinho do Ceará (OCMCeará) é um produto do projeto “Planejamento Costeiro e Marinho (PCM)”, desenvolvido no âmbito do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente. A iniciativa tem o objetivo de organizar informações, realizar estudos e análises capazes de subsidiar ações que contribuirão para uma melhor gestão da zona marinha costeira do estado.

Para isso, contará com gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil e do setor produtivo para auxiliar na tomada de decisão de assuntos relacionados à temática. “O Observatório fará parte da nova Política Estadual do Gerenciamento Costeiro (PEGC). Ele irá trabalhar promovendo atividades e projetos com caráter de inovação na temática da Zona Costeira e Ambiente Marinho, além de dar apoio a projetos de extensão desenvolvidos nas instituições de ensino superior (IES) estaduais”, destaca o cientista-chefe do Meio Ambiente do Ceará, Prof. Luís Ernesto Bezerra.

Imagem: foto de dois barcos atracados no mar. Ao fundo, é possível ver um pier no mar

Inicialmente o Observatório irá atuar em quatro linhas temáticas: Mudanças climáticas e impactos costeiros; Economia do mar; Protagonismo social das comunidades costeiras; e Riscos à biodiversidade marinha e costeira. A ideia, de acordo com Luís Ernesto, que também é docente do LABOMAR, é trabalhar com dois enfoques: dar publicidade aos trabalhos acadêmicos produzidos no Ceará e que têm a zona costeira e o ambiente marinho como temas para auxiliar na tomada de decisão, e promover projetos de inovação dentro das linhas temáticas trabalhadas.

A iniciativa será coordenada pelos professores Fábio de Oliveira Matos, do LABOMAR, e Wellington Ferreira Silva Filho, do Departamento de Geologia, ambos da UFC, e atuará em rede com pesquisadores de outras instituições de ensino superior, bem como de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Além da sede, inicialmente no Instituto de Ciências do Mar, o Observatório contará também com pontos focais nos 23 municípios costeiros do Ceará.

Mais informações estão disponíveis no site da SEMA.

Fonte: Prof. Luís Ernesto Bezerra, docente do LABOMAR/UFC e cientista-chefe do Meio Ambiente do Estado do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.