Documentário aborda experiências teatrais no projeto Ateliê do IPREDE; obra será exibida na sexta-feira (18), no Cineteatro São Luiz

Será exibido nesta sexta-feira (18), às 10h30min, no Cineteatro São Luiz, o documentário Tá na Hora da História: teatro, infâncias e afetos, uma produção do Grupo Galhofo em parceria com o Ateliê do IPREDE, projeto de extensão do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. A obra fala sobre criação teatral voltada ao público infantil e convida o espectador a conhecer metodologias e caminhos criativos para se relacionar com a criança. A entrada é franca.

Imagem: cena de roda de conversa presente no documentário

A ideia para a produção, segundo os realizadores, veio a partir da constatação do número reduzido de materiais audiovisuais abordando o teatro para as infâncias. Desse modo, o objetivo foi elaborar um material artístico e pedagógico, no formato documentário, para profissionais que trabalham com a infância em diferentes áreas. No vídeo, as coordenadoras do Ateliê do IPREDE, Carol Vieira e Luciane Goldberg, integram uma conversa sobre arte, infância e família, e comentam as experiências do projeto dentro do Instituto da Primeira Infância e dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Teatro da UFC.

Composto por egressos do Curso de Licenciatura em Teatro da UFC, o Grupo Galhofo foi criado em 2018 e desenvolve atividades artísticas voltadas ao público infantil. Seu repertório inclui espetáculos, contação de histórias, EPs, podcasts, shows e animação, e recreação em eventos. A companhia teatral nasceu dentro das ações do projeto de extensão Ateliê do IPREDE, que promove arte e educação por meio de atividades lúdicas com crianças atendidas no Instituto Primeira Infância.

O documentário possui 47 minutos e tem classificação indicativa livre. Foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, e conta com apoio do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA).

Fontes: Profª Carol Vieira, do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC – fone: (85) 99646 9681; Cosmo Almeida, ator e produtor do Grupo Galhofo – fone: (85) 99736 6302