Reitores de universidades federais pleiteiam novas vagas e criação de fundos patrimoniais no MEC

Reitores de várias universidades federais estiveram em audiência esta semana no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para tratar de questões orçamentárias, de pessoal e da criação de fundos patrimoniais para as instituições. A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi representada por seu reitor, Prof. Cândido Albuquerque, que participou de agendas pela manhã e à tarde na segunda-feira (14) com o ministro Milton Ribeiro e com o secretário de Educação Superior (SESU), Wagner Vilas Boas.

Imagem: Prof. Cândido Albuquerque (UFC) e Milton Ribeiro (ministro da Educação) aparecem em primeiro plano, reunidos com reitores de diversas universidades federais. (Foto: Luis Fortes/ Ascom MEC)

Além do Prof. Cândido Albuquerque, participaram dos encontros os reitores Ludimilla Oliveira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Janir Soares, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Edson Bortoni, reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Paulo Fagundes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Herdjânia Lima, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Valdiney Gouveia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Lino Sanabria, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Roque Albuquerque, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e Júlio César de Sá Oliveira, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

O principal ponto de pauta em comum foi a proposta, levada ao ministro, da criação de um grupo de estudos para viabilizar a regulamentação de fundos patrimoniais para as universidades federais, chegando à redação de um normativo infralegal mais flexível do que a legislação atual. Fundos patrimoniais são uma solução financeira que permite a destinação de recursos de fontes como doações de entes privados para complementar o orçamento das instituições de ensino. A prática já é comum em universidades públicas e privadas estrangeiras.

Um outro tópico comum a todas as universidades representadas na reunião foi a demanda por disponibilização de novos cargos de direção para suprir as lacunas na administração superior das instituições, especialmente aquelas que têm criado novos campus, interiorizando o ensino, a pesquisa e a extensão em seus estados.

O terceiro assunto debatido foi uma sensibilização do MEC para a necessidade de discussão da atual matriz orçamentária das universidades federais. "As instituições menores estão sendo muito penalizadas com o modelo que temos. Se, por um lado, as grandes instituições precisam aumentar a taxa de sucesso de seus cursos, uma vez que vários cursos com baixo desempenho penalizam a universidade no valor de aluno equivalente, resta pouca opção às menores. Rever a matriz orçamentária é urgente", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque, que também defendeu a necessidade de disponibilizar novos recursos para conclusão de obras em todas as universidades, de maneira ampla.

NOVA ASSOCIAÇÃO – A ida a Brasília foi oportuna para os reitores, que aproveitaram o momento para realizar uma audiência em nome da Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (AFEBRAS) com o ministro da pasta educacional. Segundo o reitor da UFC, que também preside a associação criada em fevereiro último, o encontro foi frutífero e culminou na adesão de mais três universidades federais à entidade.