Complexo Hospitalar da UFC inaugura novas instalações da Unidade de Transplantes de Rim, Fígado e Pâncreas, de ambulatórios e angiógrafo

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, inaugura, nesta terça-feira (22), a partir das 9h30min, as novas enfermarias das Unidades de Transplantes de Rim, Fígado e Pâncreas e as novas instalações dos ambulatórios de Geriatria, Reumatologia e Pneumologia, além do equipamento de raios X vascular, o angiógrafo. Os ambientes, recém-entregues, melhorarão a qualidade dos atendimentos, fortalecendo também a segurança e o conforto de pacientes e profissionais.

A obra de construção das Unidades de Transplantes faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários REHUF. Foi iniciada em fevereiro de 2013 e a conclusão estava prevista para novembro de 2014, mas o processo teve dificuldades de execução junto às construtoras. Já com a nova gestão do Complexo, os serviços foram retomados em 3 de fevereiro de 2021, sendo concluídos em março deste ano.

Imagem: A obra de construção das Unidades de Transplantes faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários REHUF (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Já nos ambulatórios de Geriatria, Reumatologia e Pneumologia, foram realizadas intervenções para melhorias dos espaços e garantia de maior acessibilidade para os pacientes. “São entregas relevantes para a sociedade, mais um passo rumo à concretude do papel dos Hospitais Universitários na sociedade. É um compromisso da gestão a conclusão das obras inacabadas”, anuncia o superintendente do Complexo Hospitalar, Carlos Augusto Alencar Júnior.

A nova estrutura conta, ao todo, com 28 leitos, sendo 15 para o transplante renal, 11 para fígado e dois de isolamento. A nefrologista Cláudia Oliveira, chefe da Unidade de Transplante Renal do HUWC, relata que essa é uma obra muito importante para o Complexo e que o planejamento foi pensado para promover maior qualidade de prestação de serviço, como também oportunizar o aumento de transplantes.

NOVAS ENFERMARIAS – A gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri, explica que no terceiro andar do HUWC as enfermarias dos transplantes foram construídas com base em recomendações arquitetônicas necessárias para a segurança e conforto dos pacientes. O prédio conta com um posto de enfermagem de isolamento, um setor de acolhimento com seis poltronas para pacientes em tratamentos de infecções que não precisam de internamento (infecção urinária, pneumonia, citomegalovírus, etc.), sala de prescrição médica, além de salas de repouso para os funcionários.

O engenheiro Hallyson Lima, chefe do Setor de Infraestrutura Física, acrescenta que o local possui ainda uma unidade de tratamento do ar com filtragem absoluta para evitar disseminação de micro-organismos, diminuindo os índices de infecções. O investimento da obra é de R$ 2.711.983,39 e o local receberá o nome em homenagem ao professor Antônio Lacerda Machado, que participou do primeiro transplante de rim realizado no Norte e Nordeste, no HUWC, em 1977.

O cirurgião Huygens Garcia, chefe da Unidade de Transplante Hepático, também reforçou o grande benefício da ampliação do possível aumento no número de transplantes, e das enfermarias serem mais confortáveis e adequadas. “Agora teremos mais espaço entre os leitos, uma melhor hotelaria e equipamentos novos. Aumentou não somente o espaço, mas, principalmente a qualidade”, ressaltou. O novo ambiente permitirá, segundo ele, ainda uma melhor atuação da equipe multiprofissional que compõe a unidade: cirurgiões, hepatologistas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas.

Já os Ambulatórios da Geriatria, Reumatologia e Pneumologia, localizados nas Policlínicas Especializadas (Ilhas), passaram por intervenções em salas de atendimento e exames. Anaíza Soares, chefe da Unidade de Ambulatórios 1, explica que os ambientes têm capacidade física melhor para acomodar os pacientes, banheiros com recursos de acessibilidade (rampas e corrimão), além de salas para discussão de casos clínicos, favorecendo um ambiente integrado entre ensino e assistência. Esses três serviços recebem um alto fluxo de pacientes, tendo registrado, somente no ano passado, 5.878 na Reumatologia, 4.485 na Pneumologia e 2.351 consultas na Geriatria.

Imagem: enfermeira utiliza computador

ANGIÓGRAFO – O novo angiógrafo beneficia os pacientes que precisam fazer exames do sistema vascular. Este é um equipamento de raio-X capaz de visualizar detalhadamente os vasos sanguíneos, atendendo a demandas de múltiplas especialidades que existem no HUWC: exames de cardiologia intervencionista (cateterismo, marca-passo, arritmia...), eletrofisiologia e neurologia intervencionista. O equipamento e a obra de reforma para sua instalação e funcionamento custaram R$ 4.266.316,95.

O médico Ronaldo Mont’Alverne, coordenador do Serviço de Hemodinâmica, setor onde o angiógrafo está em funcionamento, explica que a máquina permite disponibilizar rapidamente os laudos dos exames para o prontuário do paciente.

Diego Mansano, físico médico e chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados, foi o responsável técnico pelos testes de aceitação e liberação do uso. Segundo ele, o angiógrafo possui detectores digitais com capacidade de produzir imagens com uma melhor resolução espacial em seis tamanhos, que permitem a visualização de pequenas estruturas da anatomia do paciente.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fones: (85) 3366 8577 e 3366 8183