UFC e UFPI elaboram proposta de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Saúde Digital

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deram os primeiros passos para a elaboração de uma proposta de Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Saúde Digital. O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, reuniram-se com dirigentes da área de ensino a distância e saúde digital da universidade parceira, com participação também de gestores da UFC.

Imagem: Da esquerda para a direita: Prof. Luiz Roberto de Oliveira (NUTEDS-UFC); Profª Lis Cardoso (UNASUS-UFPI); Profª Lívia Nery (CEAD-UFPI); Prof. Cândido Albuquerque (reitor da UFC); Profª Liana Rosa (DEAD-UFPI) e Prof. Rodrigo Porto (PRPPG-UFC) (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O objetivo do encontro foi formalizar o grupo de trabalho que será incumbido de elaborar a proposta de um curso de pós-graduação stricto sensu na área mencionada, inicialmente com a oferta de um mestrado profissional interinstitucional e em rede.

Representaram a UFPI a Profª Lívia Fernanda Nery da Silva, coordenadora do Centro de Ensino a Distância da Instituição (CEAD-UFPI); a Profª Liana Rosa Brito Cardoso, coordenadora-adjunta da unidade; e Lis Cardoso Marinho Medeiros, coordenadora da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS-UFPI).

Integraram ainda a agenda o Prof. Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, e o Prof. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS). O reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes Fernandes, contribuiu remotamente com a reunião.

Segundo o Prof. Luiz Roberto, o intuito é que o projeto, inicialmente denominado Rede Interativa para Inovação Tecnológica em Saúde Digital (RITEDS), possa capacitar profissionais que atuam na ponta dos sistemas educacionais e de saúde e têm sentido necessidade de digitalizar as suas práticas para um melhor exercício laboral.

“O Brasil tem pouquíssimos locais aptos a formar profissionais em saúde digital. Começando o convênio agora, UFC e UFPI sairão na frente e, esperamos, liderarão um movimento que será seguido por outras instituições", disse ele, citando como inspiração o Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Para a Profª Lis Cardoso, a preocupação agora é montar a proposta, que deverá estar pronta para submissão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até agosto.

“É uma grande honra e um grande prazer fazer parte deste grupo de trabalho. Queremos que o credenciamento imediato seja alcançado, mas se isso não acontecer também conseguiremos uma vivência que, com certeza, facilitará a aprovação em uma segunda tentativa”, afirmou, acrescentando que favorecerá o empreendimento o fato de a cooperação bilateral já existir desde a concepção da proposta.

Titular da área de ensino a distância na universidade piauiense, a Profª Lívia Nery disse que o CEAD-UPFI está à disposição para enriquecer a proposta com seu trabalho consolidado no campo, especialmente pela experiência em rede com outras instituições. "Essa troca de saberes e competências é promissora. No caso do Piauí, são 224 municípios, muitos deles com alta demanda pelo apoio da telessaúde. Ainda há um certo receio dos profissionais com relação ao tema, mas a perspectiva é começar a construir isso com a UFC e estender a outras universidades”, disse a coordenadora.

De acordo com o pró-reitor Rodrigo Porto, a PRPPG-UFC vê com entusiasmo a ideia e acompanhará de perto o projeto, podendo contribuir com uma análise da proposta de curso antes da submissão final: “Temos uma expertise muito ampla com a criação de cursos stricto sensu”.

O reitor Cândido Albuquerque, que é piauiense, reafirmou a parceria de longa data entre UFC e UFPI e destacou que, no campo da cooperação internacional, nossa Universidade já tinha colocado em seu radar a questão da transformação digital em saúde.

“Estamos de olho nisso desde nossa ida à Universidade de Nankai, na China, onde nos deparamos com um parque tecnológico espetacular, e não só isso: com um college (faculdade) inteiramente dedicado à área de inteligência artificial, com muitas pesquisas em saúde”, disse o dirigente máximo, ressaltando que outras instituições “irmãs”, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também têm potencial para integrar a iniciativa em um momento posterior.