Pró-Reitores de Gestão de Pessoas de universidades federais realizam visita técnica à UFC

Um grupo de pró-reitores de Gestão de Pessoas de instituições ligadas à Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (AFEBRAS) realizou visita técnica à UFC na manhã desta quarta-feira (23) para conhecer o Programa de Gestão por Competências (DESENVOLVA UFC).

Imagem: Foto do reitor Cândido Albuquerque reunido com o Prof. Marcus Vinícius Machado (pró-reitor de Gestão de Pessoas) e pro-reitores da mesma pasta de universidades filiadas à AFEBRAS. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Na avaliação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, a troca de conhecimentos entre as instituições é fundamental. "Então vamos compartilhar essas experiências exitosas para que todas as universidades possam também construir essas soluções", comentou. Ele adiantou ainda que o objetivo é expandir a criação de fóruns na AFEBRAS para áreas como relações internacionais, planejamento e administração, extensão, entre outras.

Atualmente com a participação de nove instituições de ensino superior, a perspectiva é que a AFEBRAS tenha novas adesões no curto prazo. De acordo com Cândido Albuquerque, o objetivo da associação é somar forças e dialogar inclusive com as universidades que não façam parte dela. "A nossa instituição (AFEBRAS) é focada nos problemas das universidades. Então a prioridade é essa", asseverou.

Confira a matéria da UFCTV:

O pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFC, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, informou que foram implantados pelo menos 12 novos projetos nessa área durante a atual gestão. "[O encontro] é um preparativo para nossa ida a Mossoró nesta quinta-feira (24), onde está prevista uma reunião de criação do Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das universidades que se filiaram à nova associação", explicou.

O evento para a criação do novo fórum está previsto para esta quinta-feira (24), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas da instituição, Raiane Galvão, também serão discutidos assuntos como gestão do conhecimento e de riscos na área. "Esse encontro é de extrema importância para as nossas instituições", ressaltou.

A apresentação do DESENVOLVA UFC foi feita pela diretora da Divisão de Gestão por Competência, Denise Landim, e pelas servidoras da Divisão, a pedagoga Leonara Rocha e a administradora Ioneiry Lima.

Estiveram presentes ao encontro a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas da UFC, Telma Araújo; e os pró-reitores de Gestão de Pessoas das universidades federais da Paraíba (UFPB), Rita de Cássia de Faria Pereira; Rural da Amazônia (UFRA), Jefferson Modesto de Oliveira; e de Itajubá (UNIFEI), Rosana das Graças Pereira.