UFC recebe contrato de cessão de imóvel ao Complexo Hospitalar; documento será analisado pela Procuradoria

Chegou às mãos do reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, o contrato da cessão de uso gratuito do edifício que abrigava a Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT), no Centro de Fortaleza, para a Universidade. O documento foi entregue em reunião realizada ontem (22), na Superintendência do Complexo Hospitalar, cogerido pela UFC e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e será analisado pela Procuradoria Geral da UFC antes da assinatura definitiva.

Imagem: Foto do Prof. Cândido Albuquerque (reitor da UFC) reunido com a presidência da EBSERH e equipes gestoras do Complexo Hospitalar, da Faculdade de Medicina e da FFOE. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Segundo o contrato, a cessão, que durará 20 anos, objetiva "a prestação de serviços à comunidade, com a ampliação de consultórios médicos especializados que serão utilizados na seleção e triagem de pacientes para pesquisas clínicas, atendimentos ocupacionais e de medicina preventiva e atendimentos de especialidades médicas e multiprofissionais".

O edifício, de quatro pavimentos e cerca de 3 mil metros quadrados, é avaliado em R$ 5,7 milhões e está localizado na Rua 24 de Maio, 178. Após contar com o novo imóvel, o Complexo Hospitalar poderá liberar espaço nos hospitais universitários para a melhoria do ensino, com a criação de ambientes didáticos e de assistência em saúde. A adição possibilitará ainda a estruturação de um centro cirúrgico oftalmológico, que garantirá maior qualidade na oferta dos serviços contratualizados com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, além do aumento da capacidade de realização de procedimentos com alta complexidade cirúrgica.

O reitor Cândido Albuquerque manifestou otimismo sobre o parecer da procuradoria para finalizar o processo de cessão, anunciado em junho do ano passado. "Será um acréscimo para além do patrimônio físico e da infraestrutura. Representa a extensão de um trabalho fundamental, voltado essencialmente à população mais carente, da Capital e do Interior, que tem no Sistema Único de Saúde (SUS) seu principal ponto de apoio. Agradecemos o reconhecimento do Ministério da Economia e da SPU à importância desses serviços", afirmou o dirigente máximo da UFC.

De acordo com o superintendente do Patrimônio da União, Coronel Vandesvaldo Carvalho, a decisão que culminou no contrato foi exclusivamente técnica e, agora, após alguns meses de planejamento e diálogo entre as partes envolvidas, seguirá para uma oficialização.

Além do reitor e do Cel. Vandesvaldo Carvalho, participaram do encontro o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o presidente da EBSERH, General Oswaldo Ferreira; o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior; o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macedo Filho; a gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri; o gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar, Prof. Renan Montenegro Júnior; o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, Prof. Jailton Vieira; o gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, Prof. Edson Lucena; o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da EBSERH, Giuseppe Gatto, e a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Ana Karina Bezerra.

O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), tem cerca de 4 mil colaboradores e é gerido pela EBSERH, por meio de contrato de gestão com a UFC, desde novembro de 2013.