PRPPG conta com novos nomes em sua equipe: Luciana Gonçalves, pró-reitora-adjunta, e Kalyne Leal, coordenadora de pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará passa a contar com dois novos nomes em sua equipe: a Profª Luciana Gonçalves, que assume como pró-reitora-adjunta, e a Profª Kalyne Leal, que conduzirá a Coordenadoria de Pesquisa do órgão. As pesquisadoras sucedem, respectivamente, o Prof. Odair Pastor Ferreira, recém-empossado como docente do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina, e a Profª Geanne Matos, professora titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC.

ft 220328 luciana kalyne dois

Professora Titular da UFC, Luciana Rocha Barros Gonçalves é docente do Departamento de Engenharia Química. Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em processos bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: lipase, imobilização de enzimas, fermentação submersa, suco de caju e amoxicilina.

Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Desenvolvimento e Inovação em Produtos Farmacêuticos e Cosméticos, Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal é professora associada IV no setor de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC (FFOE). Possui graduação em Farmácia, mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC e têm experiência em estudos relacionados ao desenvolvimento de fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxicologia pré-clínica, Farmacologia pré-clínica e Farmacognosia, com ênfase no desenvolvimento de medicamentos a partir de plantas medicinais.

PROJETOS – A portaria com a nomeação da Profª Luciana Gonçalves como pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC foi publicada no último dia 21 de março. A pesquisadora destaca como um dos objetivos de sua gestão a elaboração de políticas de inclusão de mulheres na pesquisa científica. “Ao longo dos anos, a gente vem percebendo a presença feminina em maior número em muitas instâncias: nos cursos de graduação, nos cursos de pós-graduação e mesmo nas posições de docência e chefia. Mas ainda há espaço para melhorar essa representação e foi um dos motivos que me levaram a aceitar o convite, pois é importante que tenhamos modelos. Nesse momento, a Pró-Reitoria passa a ter um certo balanceamento entre homens e mulheres, e acho que isso é muito importante para a gestão universitária”, afirma.

No próximo dia 1º de abril começam as atividades da Profª Kalyne Leal à frente da Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG. De acordo com a docente, a ênfase do seu trabalho será no fortalecimento da pesquisa na UFC desde a graduação. “Estou planejando para esses próximos meses de trabalho buscar fortalecer cada vez mais programas estratégicos para a UFC, como o de bolsas de iniciação científica e o programa PRINT (Programa Institucional de Internacionalização da CAPES), que tem fortalecido as ações e pesquisas com outros países. Ainda não mediremos esforço e apoio aos professores e pesquisadores da UFC na busca ativa de recursos que possam fortalecer cada vez mais os programas de pós-graduação da UFC, com foco desde a aquisição de bolsas, recursos de custeio e capital, essenciais para a manutenção e amplicação da infraestrutura existente na universidade”, declara.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, comenta que as novas gestoras foram escolhidas por conta de sua excelência profissional. “Foram duas pessoas convidadas a partir de suas competências, de suas experiências prévias em docência, pesquisa e gestão acadêmica e se juntam à Pró-Reitoria de Pesquisa, que é muito dinâmica. Então elas chegam trazendo o seu próprio olhar, sua própria história, contribuindo na continuação de trabalhos muito bons que foram feitos pelos seus antecessores e, ao mesmo tempo, respondendo aos desafios que se renovam, ajudando a UFC a seguir esse caminho de maior destaque nas áreas de pesquisa e formação para a pós-graduação, que são portadoras de futuro para o Brasil”, enfatiza.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.